Oficinas e encontros

O Interlegis realiza diversos treinamentos em todo o país para capacitar servidores do Legislativo e até agentes políticos em temas que afetam a qualidade do trabalho das câmaras, melhoram a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas e qualificam o próprio mandato parlamentar. Esses treinamentos recebem o nome de Oficinas Interlegis. 

As oficinas Interlegis, sem custoensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas  e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas casas. 

Os Encontros Interlegis são eventos institucionais de um dia, realizados em capitais e municípios, com palestras sobre os temas de interesse da região. O público-alvo dos Encontros Interlegis são vereadores e servidores legislativos municipais. Os senadores que solicitam abrem os eventos e o Interlegis realiza uma palestra institucional na ocasião.

A divulgação das oficinas e dos Encontros é feita no portal, na Agenda de Eventos, nas redes sociais e pela Central de Atendimento, especialmente às Câmaras da região onde ocorrerá o evento. 

Para solicitar, verifique as condições na pasta Como solicitar, no menu Produtos e Serviços.

 

OFICINAS

Portal Modelo

• Servidores das áreas de comunicação (para alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na internet;

• Servidores da área administrativa (para alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades e acesso/pesquisa na internet;

• Servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores dentro da Casa Legislativa.

SAPL

• Oficina dedicada a implantar os produtos de tecnologia oferecidos pelo Interlegis – atualmente, o Portal Modelo e o Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL) - em conjunto com a capacitação dos funcionários para manuseio destas ferramentas.

Marcos Jurídicos 

• São expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que as casas legislativas participantes iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.

Licitações e Contratos

• Seu objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases das licitações, relacionadas ao processamento de compras e contratos.

Câmaras Verdes

• Servidores envolvidos em diversas atividades como compras, contratações, consumo, construções, reformas.

Cidade Inteligente, Gestão Eficiente

• Ensina a utilizar a plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados que aproxima os parlamentares municipais e estaduais dos cidadãos e fortalece a representatividade do mandato, com fóruns de discussão e audiências interativas.

Articulação e Compilação de Textos Legais

• Ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.

Planejamento Estratégico no Legislativo

• Gestores, ordenadores de despesas e responsáveis por áreas estratégicas que vão definir planos em áreas como orçamento, pessoal e logística.

LANÇAMENTOS 2020

 

Conformidade Legal para Políticas Públicas

• Trabalhar um modelo para se construir a matriz de respeito à norma, mediante identificação de métricas de cumprimentos e estruturação legal. Oficina destinada as Assembleias e escolas do legislativo.

Equidade e Diversidade no Legislativo

• Contribuir para a prevenção à violência no trabalho e para a promoção à equidade de gênero e raça, com vistas a gerar um ambiente de trabalho mais equânime e livre de violência; por intermédio de nivelamento de conceitos, disseminação de boas práticas do Senado, e elaboração coletiva de estratégias preventivas para as casas participantes.

Gestão da Informação e do Conhecimento

• Apresentar conceitos básicos de gestão da informação e do conhecimento, orientar sobre formação de acervo bibliográfico, fontes gratuitas de informação e detecção de fake news, apresentar e capacitar na utilização de produtos e serviços de informação, especialmente, das bibliotecas da Câmara e do Senado. Instruir sobre metodologia para mapear conhecimento, apresentar e instruir quanto ao uso de ferramentas e práticas de apoio à gestão do conhecimento.

Gestão da Documentação Arquivística

• Conhecer os conceitos básicos de gestão documental arquivística: arquivo, acesso e preservação; os instrumentos de gestão documental arquivística (plano de classificação de documentos, tabela de temporalidade, procedimentos para eliminação de documentos, manual de protocolo, manual de classificação e acesso a documentos); e ter informações para adaptar os modelos de instrumentos de gestão documental arquivística do Senado para a realidade local.

Multiplicando a Revisão de Marcos Jurídicos

• Formar servidores públicos em todas as unidades da federação, em parceria com as Escolas do Legislativo, a fim criar localmente multiplicadores dos conhecimentos de revisão de marcos jurídicos para difusão em prefeituras e câmaras municipais.

Legislativo Transparente

• Instrumentalizar os alunos para entender os conceitos de transparência, seus marcos jurídicos, e sua relação com participação social; além de habilitá-los para avaliar a política de transparência da casa legislativa.

Gestão de Projetos

• Fornecer subsídios para apoiar e aprimorar a gestão projetos.

Ouvidoria Cidadã

• Nivelamento conceitual e legal sobre a temática, com elaboração de carta de serviços, e regulamentação para, caso necessário, implementar a ouvidoria na casa legislativa, nos termos da Lei nª 13.460.

Gestão Pública Eficiente

• Apresentar às Câmaras Legislativas, de qualquer porte, os conceitos introdutórios de várias outras oficinas ofertadas, preparando os gestores, através do conceito de “pré-requisito”, para o recebimento de conhecimentos mais específicos nas matérias listadas no escopo.

Produtividade para o Século XXI

• Disseminar conceitos e ferramentas de produtividade; e auxiliar o aluno a elaborar instrumentos para aumento de produtividade na sua casa legislativa e na vida pessoal.