Oficina de Desenvolvimento de Software
Curso presencial completo, com 30 horas de duração, gratuito, destinado ao membros do Legislativo que são desenvolvedores de softwares, designers e interessados em conhecer a linguagem de programação Python e o CMS Plone.
- https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/2012/09/oficina-de-desenvolvimento-de-software
- Oficina de Desenvolvimento de Software
- 2012-11-05T08:00:00-02:00
- 2012-11-09T18:00:00-02:00
- Curso presencial completo, com 30 horas de duração, gratuito, destinado ao membros do Legislativo que são desenvolvedores de softwares, designers e interessados em conhecer a linguagem de programação Python e o CMS Plone.
- Quando
- 05/11/2012 08h00 até 09/11/2012 18h00 (Brazil/East / UTC-200)
- Onde
- Sede do Interlegis - Brasília, DF
- Pessoa de contato
- Fabiano Weimar dos Santos
- Telefone de contato
- (61)3303-2587
- Participantes
- Técnicos das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Público Alvo
O público alvo são os usuários que hoje utilizam apenas as áreas administrativas das nossas ferramentas (Portal Modelo, SAPL, SAAP e SPDO) com o intuito de fazê-los entender um pouco mais sobre a plataforma que estão lidando e que o Interlegis mantém seus produtos. A ideia é fomentar a comunidade com conhecimento voltado para o desenvolvimento de melhorias e customizações.
Conteúdo
O treinamento consistirá dos seguintes tópicos (poderão ser abordados tópicos adicionais, dependendo da disponibilidade de tempo, relevância e interesse dos alunos):
- 1. Python
- 1.1. Introdução a Linguagem Python
- 1.2. Sintaxe: Blocos, Tipos, Laços de Repetição, Estruturas Condicionais
- 1.3. Estruturas de Dados: Listas, Tuplas, Dicionários.
- 1.4. Manipulação de Arquivos
- 1.5. Classes, Herança Simples e Múltipla, Sobrecarga de Métodos
- 1.6. Biblioteca Padrão e Módulos Adicionais
- 1.7. Introspecção de Depuração
- 2. Plone
- 2.1. Introdução ao Plone
- 2.2. Unified Installer
- 2.3. Buildout
- 2.4. Gerenciamento de Conteúdo
- 2.5. Segurança e Workflow
- 2.6. Novidades do Plone 4
- 3. Diazo
- 3.1. Introdução ao Diazo (collective.xdv ou deliverance)
- 3.2. Personalização de layout via portal_skins, a maneira tradicional (e difícil)
- 3.3. Personalização de layout via rules.xml, a maneira moderna (e fácil)
- 4. Archetypes
- 4.1. Conceitos Gerais
- 4.2. ArchGenXML
- 4.3. Zope Skel e Paster
- 4.4. Criação novos tipos de conteúdos
- 4.4.1. Schemas e Schematas
- 4.4.2. Fields e Widgets
- 4.5. Portlets, Views e Viewlets