Oficina de Tecnologia Legislativa - Caçapava do Sul - RS

O Programa Interlegis do Senado Federal promove oficina de treinamento de Portal Modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Um curso presencial completo, gratuito, destinado a funcionários de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.
O que
tecnologia
capacitação
Quando
13/10/2014 00h00 até 17/10/2014 00h00 (Brazil/East / UTC-300)
Onde
Câmara Municipal de Caçapava do Sul - RS
Pessoa de contato
Telefone de contato
(61) 3303-3221
Adicionar evento ao calendário
iCal

Entre os dias 13 e 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, servidores do Interlegis/ILB vão ministrar oficinas de tecnologia para servidores de várias Câmaras Municipais, na Câmara Municipal de Caçapava do Sul - RS. O objetivo é atender à demanda das Câmaras da região para implantação e utilização dessas duas ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo interno da casa.

O treinamento é divido em duas etapas: de 13 a 15 até às 12 horas, o treinamento é voltado para o Portal Modelo. Do dia 15 às 13 h até dia 31 às 17 h, é dedicado ao SAPL.

Os instrutores vão capacitar os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas e também o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br. O mesmo aplica-se também ao SAPL.

 

Inscrições, Pré requisitos e recomendações

O interessado precisa ser servidor do Legislativo.

Inscrições CLICANDO AQUI.


Para a confirmar, ele deve preencher uma declaração com suas informações pessoais (ver o modelo) que tem a finalidade de comprovar seu vínculo com o Poder Legislativo.

A declaração deve ser assinada pelo Presidente da Casa, diretor ou chefe Imediato e remetida ao Serviço de Capacitação Legislativa do Interlegis pelo fax (61) 3303-3221 ou pelo o email [oficinas@interlegis.leg.br], dentro do prazo de inscrição.

Público Alvo

Funcionários de Câmaras Municipais ou Assembleias que pretendem utilizar e implantar o novo Portal Modelo e o SAPL disponibilizados pelo Interlegis.

Conteúdo

O treinamento consistirá dos seguintes tópicos (outros assuntos poderão ser abordados, dependendo da disponibilidade de tempo, relevância e interesse dos alunos):

1. Portal Modelo

1.1. Gerindo o conteúdo: conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso; inserir pasta e álbum de fotos; criar item de Notícia no Portal; publicar vários itens; inserir página para listar os vereadores; alterar o modo de visualização da pasta; alterar o menu de navegação; criar enquete e evento no Portal; inserir links internos e externos.

1.2. Administrando o Portal: criar usuários e grupos; adicionar usuários no grupo; atribuir papéis para os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de Editores; integrar o Portal com o SAPL.

1.3. Customização do Portal: modificar as cores e o rodapé do Portal; alterar o logo e o banner; customizar as caixas laterais do Portal; desfazer alterações; configurar RSS no Portal.

2. SAPL

2.1. Conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas às casas legislativas que já o utilizam;inserindo dados da Câmara, da legislatura, das sessões, dos partidos, das comissões, da Mesa, das votações.

2.2. Inserindo dados: parlamentares, comissões, matérias legislativas, tipos de proposições, tipos de documentos, regimes de tramitação e origem.

2.3. Autorias, criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias, ordem do dia, sessão plenária, oradores, discursos, votação; trabalhando com normas jurídicas (cadastros e consultas diversas) utilizando filtros; relatórios; gerenciamento de usuários

Instrutores

  • Higino Brito Vieira
  • Rodrigo Barbosa da Luz
  • Convites

    As casas legislativas ou servidores que necessitarem de convites específicos devem enviar e-mail  para:

    oficinas@interlegis.leg.br

    Os convites serão enviados por e-mail, em nome do Interlegis. Sendo assim, especifiquem detalhes que tenham que constar, além do endereço eletrônico para qual o mesmo deverá ser remetido.

    Observações

  • Serão emitidos certificados de participação para cada pessoa que se inscrever no evento e efetivamente participar.
  • Outras informações: Câmara Municipal de Caçapava do Sul: (55) 3281-2044 (55) 9603-2400 (Eriton Talarico)
  • registrado em: ,