Seminário: O Legislativo e as Mídias Sociais
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- Seminário: O Legislativo e as Mídias Sociais
- 2018-05-24T09:30:00-03:00
- 2018-05-24T18:00:00-03:00
- Quando
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24/05/2018 de 09h30 até 18h00(Brazil/East / UTC-300)
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Data: 24/05/2018
Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães
ILB- Interlegis / Senado Federal.
Horário: 9h30 às 18h
Seminário: O Legislativo e as Mídias Sociais
Desafios e oportunidades de comunicação
1- O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética
2- Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter, e Instagram
3- De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento
4- Fake News: como enfrentar o tsunami
5- Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos?
Painéis
MANHÃ
9h30- ABERTURA
Marcio Tancredi – Diretor-Executivo de Gestão do Senado
Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho – Secretário-Geral da Mesa do Senado
Angela Brandão – Diretora da Secretaria de Comunicação do Senado
10h15 - PAINEL 1 – O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética
Marisa von Bülow – Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, professora da UnB.
Fabrício Benevenuto – Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ciência da Computação.
OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem o objetivo de discutir a importância e dimensão políticas que as mídias sociais conquistaram nos últimos tempos. Os convidados devem trazer exemplos de como as redes sociais influenciaram o resultado eleitoral em outros países e as questões éticas que se colocam atualmente, como uso de dados dos usuários e uso de robôs.
11h15 às 12h15 - PAINEL 2 – Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter, e Instagram
Moisés de Oliveira Nazário – Coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado.
Tarso Rocha – Chefe do Serviço de Gestão de Perfis e Conteúdo do Núcleo de Mídias Sociais do Senado.
OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo analisar as diferenças e características das mídias sociais mais utilizadas atualmente. Em que se diferenciam, que perfil têm no Brasil? Qual o potencial de disseminação de conteúdos e notícias de cada uma? Que papel essas mídias podem ter no cenário eleitoral brasileiro?
TARDE
14h - PAINEL 3 – De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento
Max Stabile – Diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Análise de Dados - IBPAD
Marco Aurélio Ruediger – Diretor de Análise de Políticas Públicas da FGV (FGV-DAPP), órgão que faz monitoramento de debates nas redes sociais.
OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo analisar o momento de polarização política que se evidencia nas mídias sociais. Essa polarização deve se acirrar com a proximidade das eleições de 2018. Como os especialistas identificam esse fenômeno e como é feito o monitoramento que demonstra a atual situação de “batalha política” nas redes?
Quais são os diagnósticos dos especialistas sobre o uso das mídias sociais e seus possíveis efeitos? Que propostas podem ser apresentadas no sentido de minimizar os efeitos do mau uso das redes para as campanhas políticas?
15h - PAINEL 4 – Fake News: como enfrentar o tsunami
Cristina Tardáguila – Diretora da Agência Lupa, 1ª Agência de fact checking no Brasil.
Pablo Ortellado – Coordenador do Monitor do Debate Público no Meio Digital da USP.
OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo discutir o fenômeno das fake News no Brasil. Como se caracteriza, como a população se comporta? Como as pessoas retroalimentam essas notícias, quem ganha com isso? Que impacto pode ser esperado das fake News num ano eleitoral e como combatê-las? Como são utilizadas como estratégias de campanha? As mídias sociais têm se responsabilizado em relação à difusão das fake News?
16h às 16h45 - COFFEE BREAK
16h45 às 18h- PAINEL 5 – Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos?
Sivaldo Pereira – Professor da UnB, especialista em comunicação política e regulação da comunicação digital.
Carlos Eduardo Frazão do Amaral – Secretário-Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.
Laura Tresca – Representante da Artigo19, ONG internacional especializada no estudo sobre acesso à informação e liberdade de expressão.
OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo debater a regulamentação das mídias sociais no Brasil. Iniciativas para coibir a expansão de notícias falsas pelas redes sociais em ano eleitoral têm despertado controvérsias a respeito da possibilidade de cerceamento da diversidade e da liberdade de expressão. Quais são os parâmetros possíveis para se diferenciar regulamentação e censura? Há experiências bem sucedidas de regulamentação em outros países? O que seria uma boa prática de fiscalização e regulamentação das mídias sociais? Do que depende?