Orçamento público foi tema em Joaçaba (SC)
Presidentes de Câmaras, vereadores e agentes públicos participaram, na cidade de
Joaçaba, na sexta-feira (26), do “Seminário de Formação de Agentes
Políticos”, que discutiu o tema “Orçamento Público”, com enfoque no Plano
Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei de
Orçamento Anual (LOA).
A abertura oficial contou com a presença do secretário de Desenvolvimento
Regional de Joaçaba, Jorge Dresch , do presidente da Câmara de Vereadores da cidade anfitriã, José Luiz Junqueira de Carvalho, do prefeito Municipal de
Joaçaba, Armindo Haro Netto, do coordenador em exercícIo da Escola do
Legislativo, Clovis Nelson Pires da Silva e do secretário executivo da
Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), Clóvis
Biscard.
A ministrante do seminário, advogada e conselheira da Escola do Legislativo,
Maria Helena Diniz, com 20 anos de experiência no assunto, fez inicialmente um retrospecto histórico para depois entrar na análise propriamente dita do tema. Segundo Diniz, “o Orçamento Público é um instrumento que define qual a política financeira e social de governo, ou seja, o planejamento governamental onde estão discriminadas as despesas para um ano de execução”.
Ela também enfatizou que a partir de 2005 está sendo aplicado o "Anexo de Metas Fiscais" para os municípios com menos de 50 mil habitantes, pois para aqueles, com mais de 50 mil, já é aplicado desde o ano de 2000. Maria Helena também falou da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Não dá para falar em LDO, LOA e PPA sem falar na LRF. Ela permeia estas regras e impõe o planejamento aos gestores públicos”, afirmou.
O “Seminário de Formação de Agentes Políticos” aconteceu na Câmara de Veradores de Joaçaba e foi uma realização da Assembléia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo com o apoio da AMARP/Videira e da Câmara de Vereadores de Joaçaba.
FLORIANÓPOLIS ENCERROU CICLO DE DEBATES DE CAPACITAÇÃO DAS MULHERES
A Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Celestino Secco (PP), abriu na manhã do dia 25 (quinta-feira), na capital, o seminário “Liderança também é uma questão de gênero”, voltado à formação de novas líderanças políticas femininas.
O evento, com dois dias de duração, foi promovido pela Assembléia Legislativa, por intermédio da Escola, em parceria com o Instituto Catarinense de Estudos Sociais, Políticos e Econômicos (ICESPE) e a Associação Casa da Mulher Catarina.
Após percorrer as cidades de Lages, Criciúma e Jaragua do Sul, o seminário
“Liderança também é questão de gênero”, encerrou o circuito em Florianópolis, tendo como objetivo incentivar e capacitar a participação das mulheres em projetos sociais, sob a ótica de gênero, quanto a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Escola falou sobre Poder e Ética.
Para o professor Celestino, não há exercício de poder sem a visão de ética, que é a missão de ser coerente. “O poder é exercido na direção do outro e se conquista para interferir na vida das pessoas, para que elas cresçam. Qualquer outra forma não é poder, é exacerbação das suas forças”, afirmou. Disse ainda que é preciso repensar o conceito de ética, já que muitas pessoas estão utilizando esse conceito de forma errada.
Completaram o ciclo de palestras do "Liderança também é questão de gênero" asprofessoras Eloah Westphalen Nascenweng e Neusa Freire Dias (Liderança e gênero: uma concepção democrática); Clair Castilhos Coelho (Controle social e o fortalecimento da cidadania das mulheres); Ligia Hann Luchemann (Planejamento e desenvolvimento sustentável sob a ótica de gênero); Nilce Salvador (Os desafios da mudança - introdução à metáfora); Zuleika Mussi Lenzi (Gênero, políticas públicas e marcos legais) e Mirtes Piovesan (Indicadores SociaIs em SC).
Para, Neusa Freire Dias, que entre outras funções integra o Cedim (Conselho
Estadual dos Direitos da Mulher), há uma necessidade urgente de fortalecer as lideranças femininas existentes e de propiciar a formação de novas líderes. “Além de receber salários menores do que os homens, ainda há poucas mulheres ocupando cargos de liderança, culpa de uma herança histórica, onde o homem sempre foi priorizado”, alertou.
SEGUNDA EDIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM ACONTECE NESTA SEMANA
Será realizada nos próximos dias 31/05 (quarta-feira) e 01/06 (quinta-feira), a segunda edição do Parlamento Jovem, como parte do programa Conhecendo o Parlamento da Escola do Legislativo. A Sessão Plenária da Assembléia Legislativa, no dia primeiro, permitirá que 40 alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares, experimentem a condição de deputados estaduais. O sorteio das escolas participantes foi realizado no Plenário do Poder Legislativo, durante Sessão Ordinária.
PROGRAMA
Dia 31 de Maio de 2006
9h00 Recepção dos estudantes na Assembléia Legislativa
Entrega dos Projetos de Lei
Entrega de material para os estudantes / crachás
9h30 Palavra UCE
Café da manhã
10h30 Visita as instalações da ALESC
12h00 Almoço
14h00 Abertura Oficial em Sessão Ordinária
Deputado Júlio Cesar Garcia – Presidente da Assembléia Legislativa
Deputado Ana Paula de Lima – Proponente do Projeto de Resolução n. 033/2005, que
cria o Parlamento Jovem Catarinense, no âmbito da Assembléia Legislativa.
17h00 Lanche
18h00 Retorno ao hotel
Dia 01 de Junho de 2006
10h00 Reunião de líderes e composição da mesa na sala da Presidência.
Os demais participantes irão fazer visita ao Museu Cruz e Souza e Praça XV /
Alfândega.
12h30 Almoço
14h00 Sessão do Parlamento Jovem Catarinense
17h30 Encerramento
18h00 Lanche e retorno as suas cidades