Seminário Nacional Interlegis é aberto em solenidade na Assembléia do Espírito Santo
Para assistir ao vivo clique aqui
Em solenidade nesta quinta-feira (01) foi aberto o V Seminário Nacional Interlegis que tem prosseguimento nesta sexta-feira (02) com as palestras com temas sugeridos pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo como tecnologia da comunicação e a apresentação dos dados do I Censo do Legislativo Brasileiro referentes ao Espírito Santo.
Presidindo a mesa, o primeiro secretário do Senado Federal e diretor nacional do Interlegis, Efraim Morais (PFL/PB) deu as boas vindas aos presentes e declarou aberta solenidade.
Falando em seguida,o presidente da Câmara Municipal de Vitória, vereador Alexandre Passos agradeceu o convite e anunciou a inclusão daquela casa legislativa nas cem primeiras câmaras que serão beneficiadas com o Projeto Piloto de Modernização.Para o vereador esta projeto de modernização vai auxiliar principalmente o trabalho dos servidores das câmaras municipais que atualmente, segundo disse, necessitam de um aperfeiçoamento.
O presidente da União dos Vereadores do Norte do Espírito Santo, André Nardoto, disse que o programa Interlegis vem principalmente facilitar o trabalho dos legisladores e principalmente encurtar a distancia entre as casas legislativas em todos os níveis. “O Interlegis nos coloca diante da informação com muita rapidez e é disto que carecemos para melhor realizar nosso trabalho.
O presidente da Assembléia Legislativa capixaba, César Colnago afirmou que o Interlegis é hoje o maior programa de inclusão digital com isto traz maior transparência para o trabalho dos parlamentares. “Um salto de qualidade que o Senado Federal propicia às casas legislativas”, destacou o parlamentar.
Na oportunidade, o deputado César Colnago pleiteou junto ao diretor nacional do Interlegis, senador Efraim Morais, a inclusão de um número maior de câmaras capixabas no projeto de modernização realizado pelo Interlegis que primeiramente irá beneficiar cem casas, devendo chegar até o ano que vem a 700. Estas casas irão receber o que há de mais moderno em termos de equipamentos de informática.
Encerrando a solenidade, o senador Efraim Morais destacou o grande número de câmaras capixabas que já aderiram ao Programa Interlegis, 76, perfazendo um total de 95 por cento. Destas 66 já receberam equipamentos.Sobre o pleito do presidente da Assembléia do Espírito Santo, Efraim Morais que a segunda casa a receber os equipamentos e o treinamento do projeto piloto de modernização foi a de Domingos Martins, pois como lembrou a primeira foi em seu estado, Paraíba, São Mamede.
Sobre o I Censo do Legislativo Brasileiro, o diretor nacional do Interlegis afirmou que é “ a radiografia verdadeira das mais de cinco mil câmaras municipais. A radiografia histórica que despertou o interesse de estudiosos não só brasileiros, mas do mundo todo”.
Ao final o senador anunciou a assinatura até o final do ano ou início do ano que vem do convênio entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento , BID e o Senado Federal para a criação do Programa Interlegis II. E anunciou também o lançamento da I Enciclopédia Virtual do Legislativo, mais um serviço do Programa Interlegis que estará disponível posteriormente no portal www.interlegis.gov.br