Qualidade de vida nas instituições públicas é tema de fórum no Senado
Foi aberto nesta segunda-feira (28), no auditório do Interlegis, e vai até quarta-feira o fórum sobre Qualidade de Vida nas Instituições Públicas , organizado pela Secretaria de Recursos Humanos do Senado Federal.
Na abertura da solenidade o diretor da Secretaria de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghby destacou o sucesso do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional que vem sendo desenvolvido pelo Senado, salientando as diversas atividades voltadas para o servidor ativo e inativo, como incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.
Citou como exemplo a campanha de doação de sangue, as oficinas de reciclagem de papel e fotografia, os cursos de prevenção de acidentes.
Para João Carlos Zoghby nada disso seria possível se não houvesse o comprometimento de todos e principalmente dos dirigentes da Casa, começando do presidente, senador Renan Calheiros , do primeiro secretário, senador Efraim Morais, até os diretores.
Por sua vez o diretor geral do Senado, Agaciel da Silva Maia afirmou que para valorizar o servidor é preciso um plano de carreira, onde ele saiba quando se inicia sua atividade e onde termina; ter gerentes preparados para que possa impor não pela autoridade, mas pelo conhecimento ;e um plano de saúde, pois a seu ver, o servidor não pode se preocupar com a sua saúde e dos seus e principalmente se terá recursos para pagar hospital, médicos.
Agaciel Maia destacou também a harmonia que existe entre os vários setores, que como frisou, por ser um modelo de instituição atípica há necessidade de uma flexibilidade nas ações a fim tornar o ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional do servidor e cada unidade deve ter ciência do papel a desempenhar e que faz parte de uma grande engrenagem.
Ao final o quarto secretário do Senado, Paulo Octavio, citou alguns exemplos de programas voltados para a qualidade vida do trabalhador e desejou sucesso no fórum.
O Fórum teve a colaboração do Programa Interlegis, e do Instituto Legislativo Brasileiro.