Parlamentar da Guiné-Bissau conhece, no Interlegis, projeto do portal para assembléia daquele país
O
Programa Interlegis recebeu nesta terça-feira (12) a visita do presidente do
Conselho Administrativo da Assembléia Nacional Popular da Guiné-Bissau,
deputado Manuel Serifo Nhamandjo, oportunidade em que conheceu o projeto piloto
de portal que está sendo desenvolvido para aquela casa legislativa, como também
assistiu ao vídeo institucional sobre o programa.
Em entrevista à editoria do Portal Interlegis, o deputado Manuel Serifo salientou que com a implantação dos serviços oferecidos pelo programa “estamos revolucionando o nosso parlamento. É um importante instrumento para toda a estrutura administrativa e legislativa da assembléia”.
O parlamentar frisou que com equipamentos instalados e o treinamento de pessoal todos poderão acompanhar os trabalhos daquela casa e “principalmente os parlamentares terão instrumentos para melhor legislar”.
O deputado guinense foi recebido, logo depois, pelo primeiro secretário do Senado, e diretor nacional do Programa Interlegis, , Efraim Morais, oportunidade em que elogiou a interação das casas do Congresso Nacional brasileiro e a qualidade do trabalho desenvolvido pelas duas casas. Estiveram presentes ao encontro o diretor geral ,Agaciel da Silva Maia e o diretor do programa Interlegis, Márcio Sampaio.
O senador Efraim Morais manifestou a certeza de que com a aplicação dos serviços do programa Interlegis “estaremos não somente ajudando a este país irmão a desenvolver melhor suas atividades, como esta parceria terá repercussão internacional”.
Perguntado sobre as diferenças e semelhanças com os parlamentos brasileiro e da Guiné- Bissau, o diretor nacional do Interlegis disse que o importante é avançar nas diferenças, sentindo de perto as dificuldades e “ensinando tudo o que aprendemos com as pessoas que construíram o Interlegis e, no final, ganha a Guiné e ganha o Brasil, acentuou.
O deputado guinense agradeceu a oportunidade desta troca, salientando que as carências que hoje possui a assembléia de seu país se acabarão, “ e o nosso parlamento , sem dúvida, dará um grande salto qualitativo”, concluiu.