O Interlegis e o Presidente

Apresentamos o perfil do presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Gomes de Aguiar Filho

Domingos Gomes da Aguiar Filho (PMDB) é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, antes de entrar para a política atuava na área de Direito Público.

Entrou para a política quando foi eleito em 1994 como deputado estadual, com apenas 30 anos de idade.  Agora está iniciando o seu terceiro mandato integrando a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, após assumir os cargos de 2° vice-presidente, 3° secretario e 4° secretario por duas vezes.

Sua tradição política inicia com seu bisavô, passando por seu avô e seu pai Dr. Domingos Gomes de Aguiar, casado com dona Mônica Moreira Gomes de Aguiar. Nasceu em Fortaleza, no dia 09 de outubro de 1963, tendo suas raízes genéticas e políticas ligadas ao município de Tauá.

Tem como principal base eleitoral a região de Inhamuns, além de apoios notadamente, nos municípios de Parambú, Quiterianópolis, Ameiroz, Aiuaba, Catarina, Pedra Branca, Independência, Ararendá, Ipueiras, Icó, Tabuleiro do Norte, Cariré, Coreaú, Boa Viagem, e finalmente em Tauá , que tem como atual Prefeita a sua esposa, Dra. Patrícia Aguiar. Deputado mais votado do município nas três eleições em que participou, atingindo também a marca de o mais votado em a história política tauaense. Neste novo mandato, o parlamentar pretende continuar atuando na parte da legislação referente ao Direito Público.

O representante peemedebista é autor do projeto de lei que disciplina o processo de julgamento de Prefeitos e Vereadores por infrações político-administrativas, bem como, o que disciplina a criação de novos municípios, este ultimo, um dos projetos mais polêmicos já apresentados nesta casa legislativa , norteado por seus princípios municipalistas, após compreender que algumas localidades estão aptas a se emanciparem em sendo  assim , acredita que poderá alavancar o desenvolvimento local. Também é de sua autoria o projeto que autoriza a Fundação- Universidade Estadual do Ceará - UECE, a criar o Centro de Educação , Ciências e Tecnologia dos Inhamuns, no Estado do Ceará.