Renan destaca a importância do tema debatido no fórum da Alacde
O presidente do Senado, Renan Calheiros abriu nesta quinta-feira (24) o terceiro dia do Congresso de Direito e Economia promovido pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Direito e Economia, ALACDE, com a participação de acadêmicos nacionais e internacionais de renome sobre a disciplina “Direito e Economia” ou “Análise Econômica do Direito”. A mesa da cerimônia de abertura também contou com a participação do senador Aloízio Mercadante e do ex-senador Jarbas Passarinho.
Na ocasião o senador Renan Calheiros elogiou a realização do congresso, que considerou "uma iniciativa ímpar". "(O evento) nos aproxima de experiências importantes sobre o tema vividas em outros países", afirmou. O presidente do Senado Federal ressaltou a importância dos temas debatidos: "Não há dúvidas de que essas discussões trarão desdobramentos concretos para o aperfeiçoamento do processo legislativo em nosso país".
O objetivo é oferecer aos parlamentares e outras autoridades, consultores legislativos, funcionários e o público em geral um fórum de debates sobre as leis e os seus efeitos e incentivos para a sociedade e para a economia.
A primeira sessão será presidida pelo senador Aloízio Mercadante e terá como tema o Direito e Economia no Legislativo, quando serão debatidos temas como Assistencialismo e conseqüências.
A sessão II, “Direito e Desenvolvimento”, será presidida por César Costa Alves de Mattos, que é consultor legislativo da Câmara dos Deputados. E a terceira sessão que encerrará as atividades do dia, será sobre reforma institucional, e terá como presidente da mesa o consultor legislativo do Senado Federal Fernando Meneguin.