Câmara de Vassouras e Interlegis promovem seminário para casas legislativas do Médio Paraíba

A Câmara Municipal de Vassouras/RJ e o Programa interlegis promovem seminário onde são debatidos temas diversos e também apresentados os serviços e produtos disponíveis para as casas e seus parlamentares

A Câmara Municipal de Vassouras/RJ, em parceria com o Programa Interlegis promove nesta sexta-feira (15), o I Seminário CMV-Interlegis, voltado para as casas e seus representantes do Médio Paraíba.

Na abertura dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal de Vassouras, Renan Vinicius destacou a importância do Interlegis naquela casa, ressaltando o pulo tecnológico que o programa propiciou, como o portal modelo que é utilizado pela Casa, além dos sistemas e produtos.

Por sua vez, o diretor executivo do Interlegis Márcio Sampaio, lembrou que o Interlegis é um programa do Senado Federal , e que desta forma a Casa está lá presente e destacou a parceria com a  Câmara de Vassouras, elogiando o trabalho do presidente Renan.

A primeira palestra do dia foi do responsável pelo Serviço de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa do Interlegis, James Carvalho, que apresentou os diversos produtos e serviços oferecidos pelo programa, como Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL, capacitação. Questionado sobre a possibilidade de um parlamentar hospedar seu site no portal Interlegis, James Carvalho informou que há essa disponibilidade, mas isto carece de um entendimento com a área de tecnologia do programa.

A palestra seguinte foi do consultor Janary Nunes que abordou o tema o Papel do Vereador, lembrando que o parlamentar municipal é a pessoa mais perto do povo e que muitas vezes desconhece seus deveres para com a  comunidade. Sobre isto, Janary destacou a importância da capacitação de assessores parlamentares para que auxiliem o vereador, na sua atividade legislativa

O seminário prossegue na parte da tarde com as palestras sobre “A presença do município na Política Nacional de Recursos Hídricos, proferida pelo chefe de gabinete do diretor da Agência Nacional de Águas, Dr. Horácio Figueiredo; e “O turismo como fator de desenvolvimento econômico e bem-estar social”, Prof. Dr. Vicente Fonseca, da Universidade de Brasília.

Compuseram a mesa de abertura o presidente da Câmara Municipal de Vassouras, Renan Vinícius, o diretor executivo do Programa Interlegis, Márcio Sampaio e o representante da Câmara de Barra do Piraí e presidente da Associação dos Vereadores e Câmaras do Médio Paraíba, Toni Albex.