Câmara Municipal de Manaus vai firmar adesão ao Programa Interlegis

Presidente da CMM é apresentado ao Programa Interlegis e anuncia a formalização da parceria para evento no mês de Agosto, que contará com a presença do Diretor Nacional do Programa Interlegis, senador Efraim Morais.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Leonel Feitoza, recebeu na sexta-feira (01) James Carvalho, representante da Secretaria Especial do Interlegis, que foi à capital amazonense apresentar o Programa Interlegis ao chefe do Legislativo municipal. No estado do Amazonas o Interlegis já agrega outras Câmaras municipais, e a CMM pretende aderir em breve ao programa. "O objetivo [do Interlegis] é formar uma comunidade virtual do Poder Legislativo e a participação se dá pelo interesse e práticas comuns dos membros da comunidade, sem obrigação e sem custo para nenhuma Casa Legislativa", declarou Carvalho.

Sobre a adesão à comunidade, o representante explicou que basta a Câmara acessar o Portal Interlegis e preencher o formulário de adesão. De acordo com Carvalho, a principal vantagem da participação na comunidade Interlegis é a capacidade de integração, conhecimento, e relacionamento com os demais poderes legislativos do país. "As pessoas perguntam o que vão ganhar com isso e eu respondo que ganham informação, que hoje é o carro-chefe para tudo", disse, acrescentando que o participante do sistema terá acesso a tudo que acontece nas outras Câmaras e Assembléias Legislativas. "Esse é o grande ganho do sistema, que permite a integração e modernização dos Poderes Legislativos através de capacitação, sistemas desenvolvidos em software livre, e participação em seminários e treinamentos", destacou. "A idéia é estreitar o relacionamento com a Câmara de Manaus pelo trabalho que ela desenvolve e pela sua representatividade no Estado. Os projetos que a CMM está implantando, como a biblioteca e a escola do legislativo, são projetos importantes que levam informações tanto aos vereadores quanto aos cidadãos e esse é o trabalho do Interlegis, incentivar e trabalhar junto com as casas legislativas", declarou. "É uma engrenagem em que todos ganham, principalmente o cidadão, que terá mais informação e mais conhecimento sobre o trabalho realizado pelo legislativo", concluiu.

Para Leonel Feitoza, a adesão ao Interlegis representa mais uma oportunidade de abrir o parlamento para o povo através de cursos e aperfeiçoamentos. "É um ganho não só para a CMM, mas para toda população, e nos permitirá também a integração com as Câmaras do interior do Estado. E é esse o objetivo: integrar todas as Câmaras do país", declarou. "Começamos os primeiros contatos, mas a formalização da parceria acontecerá no mês de agosto quando teremos um congresso do Interlegis aqui em Manaus, do qual participará o senador Efraim Morais, primeiro secretário do Senado Federal", informou o presidente do Legislativo municipal.