O Interlegis e o Presidente

Apresentamos o perfil do presidente da Câmara Legislativa de Santa Catarina, Julio Garcia

Foi eleito deputado estadual  de 1987 a 1991, e ingressou na Assembléia Legislativa como líder de sua bancada (1987). Atuou nas Comissões de Justiça, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Transporte e Desenvolvimento Urbano e Rural e na Comissão de Redação de Leis.

Em 1990, voltou à condição de líder da bancada e foi reeleito deputado, tornando-se líder em seu segundo mandato. Foi líder da bancada pefelista de 1991 a janeiro de 1995 e ainda como líder assumiu a Secretaria Geral do PFL em 1993 permanecendo no cargo durante 10 anos.

Em 1995 foi Presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Um ano depois, foi designado presidente da Companhia Catarinense de Água e Saneamento.
Em seu terceiro mandato liderou a bancada pefelista de 2000 a 2002. Já em seu quarto mandato em 2004, assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembléia.

Em janeiro de 2005 foi conduzido, por unanimidade, em votação aberta, à Presidência do Poder Legislativo Catarinense, evidenciando sua capacidade de agregar e fortalecer a atividade parlamentar.

No início do atual mandato, foi reeleito para presidir o Poder Legislativo e novamente por meio do voto aberto dos 40 deputados, fato inédito em toda a história do Parlamento catarinense. Vale destacar que, dos 13 anos como parlamentar, Júlio Garcia foi líder em 8 anos e chegou ao mais alto posto no Parlamento Catarinense, com apoio de todos os deputados.