Saúde Pública será tema de congresso em João Pessoa

Dráuzio Varela abordará o tema Saúde Pública no Congresso Norte nordeste de Saúde

 A discussão e reavaliação do sistema nacional de saúde pública é um dos principais objetivos do Congresso Norte Nordeste de Saúde, que será realizado na Capital Paraibana, nos dias 28 e 29 de agosto, no teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Entre outros palestrantes, o evento contará com a participação da ex-senadora Heloísa Helena, que falará sobre Reforma Tributária; e do médico Dráuzio Varela, que abordará o tema saúde pública brasileira.

O presidente do Fórum Nacional Brasil Social (FNBS) – entidade organizadora do Congresso - Leonardo Santana, destacou a importância da realização do evento em um momento em que a saúde pública passa por vários problemas. "Além dos problemas ambientais, falta de saneamento básico na maior parte do país, a população sofre com a falta de atendimento médico adequado e com os reflexos da crescente onda de privatização do sistema de saúde. O serviço de saúde não dá conta de toda a demanda e os custos impostos pela iniciativa privada são incompatíveis com o poder aquisitivo da maioria das pessoas", argumentou.

Entre os assuntos que serão discutidos durante o Congresso estão: O Meio Ambiente como fator determinante para saúde, no século 21; O estado de insegurança e os seus reflexos nos serviços de saúde; Políticas públicas para redução das desigualdades sociais no atendimento de saúde; O papel da Organização Mundial de Saúde; A gestão plena do Sistema Único de Saúde - SUS; Aparelhamento e construção de novos hospitais para o atendimento regional; Ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU; e a Proposta de transformação da CPMF em imposto, objetivando garantir o repasse dos recursos para os Estados e Municípios.

O presidente  do FNBS contou que ao final do evento as discussões serão transformadas em propostas, que posteriormente serão encaminhadas ao Congresso Nacional.

O Congresso Norte Nordeste de Saúde tem como público alvo prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais de Saúde, profissionais e estudantes, representantes de laboratórios, especialistas, cientistas e médicos. O evento está sendo organizado pela FNBS, que tem representação em todo o País. A ONG tem como prioridade a erradicação dos níveis de exclusão social. Neste Congresso o tema central será a saúde. Mais informações podem ser adquiridas através do site www.brasilsocial.org.br.