Implantação da disciplina História da Paraíba na rede municipal de ensino

Projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa, prevê a adoção da disciplina na grade curricular do ensino fundamental pessoense

As escolas da rede municipal de João Pessoa poderão ganhar mais uma disciplina em sua grade curricular do ensino fundamental e médio. Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal da Capital prevê a implantação por parte do Poder Executivo da disciplina de História da Paraíba nas escolas pessoenses.

A iniciativa é do vereador Flávio Eduardo Fuba, que acredita que a solução de quase tudo passa pela educação "Um dos fatores que encontra-se na base das causas do alto índice de violência e de imobilismo da sociedade diante dos acontecimentos que pervertem a ordem social e os direitos humanos está na formação das novas gerações e na falta de informação e de oportunidades de conhecer os valores humanos", ressalta.

Para Fuba, as disciplinas formais muitas vezes se revestem na transmissão de conhecimentos, deixando espaço aberto a reflexões e discussões em torno das questões do cotidiano, permeado por constantes atos de violência e discriminação que passam despercebidos. "E o ensino de História da Paraíba vai permitir desde cedo ao estudante um espaço de discussão e de conhecimento da construção de sua realidade", prevê o vereador.

"A escola", segundo o parlamentar, " pode e deve contribuir como meio para a formação de valores humanos". Para ele, isso é de fundamental importância para que as novas gerações tenham a possibilidade de intervir nas mudanças sociais. "Permitindo, assim, a liberdade e a igualdade de direitos para todos".