Nova metodologia no curso de SAPL
O Sistema de Apoio ao processo Legislativo (SAPL) é um produto desenvolvido pelo Interlegis em software livre, que intenta apoiar o legislador desde a elaboração e apresentação de proposições, até o seu armazenamento e busca em um banco de dados de normas jurídicas.
Como acontece com toda e qualquer ferramenta, sua utilização será mais eficiente se houver, anteriormente ao uso, a devida instrução para tal. Pensando nisso, o Programa Interlegis colocou, em fase de testes, novos métodos de capacitação para os novos usuários do SAPL. As aulas ocorreram no edifício-sede do Interlegis, entre os dias 19 e 21 de novembro.
"Segundo uma avaliação das próprias Casas Legislativas, o treinamento deixava a desejar", afirma o diretor do Serviço de Capacitação Legislativa, Maurício Silva. A nova metodologia propõe a divisão do curso em módulos específicos, de acordo com a utilização específica de cada usuário. Servidores da área administrativa e de gabinetes, por exemplo, vão receber treinamentos específicos, já que suas abordagens diante do software serão diferentes.
O processo de instalação do SAPL também vai mudar. "Quando uma câmara solicitar a instalação do SAPL, uma equipe de capacitação irá avaliar se a casa possui condições de receber o software", disse o diretor. Segundo Maurício, as câmaras deverão possuir uma estrutura que as possibilite a melhor aplicação do programa, em seus quatro pilares básicos: Informática, Processo, Arquivo e Indexação.
O assessor legislativo da Câmara Municipal de Carneirinho (MG), Ângelo Marcondes, ministrou o módulo "Suporte ao Sistema", direcionado àqueles responsáveis pela parte técnica do software. Segundo ele, o SAPL é um dos principais cases de sucesso na casa, ao lado do Portal Modelo e do Serviço de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), outros produtos do Interlegis adotados pela câmara. "Utilizamos o SAPL ativamente há mais de quatro anos, e é uma das ferramentas mais sofisticadas que possuímos", declarou.