Palestras, encontros e cursos na programação da Escola do Legislativo da ALMG
Os recentes embates, no
cenário político brasileiro, envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e
Judiciário, ferem o princípio fundamental da democracia moderna, da separação
de poderes? As intervenções do Judiciário sobre a atuação do Legislativo e
deste sobre o Executivo ultrapassam os limites do sistema de controle, previsto
na idéia de freios e contrapesos, por meio da qual um poder controla o outro e
cada um depende dos outros dois? A instituição de novas instâncias de poder,
como a do Ministério Público, denunciam a insuficiência da doutrina da
tripartição de poderes para explicar o Estado moderno?
Essas foram algumas das questões abordadas pelo procurador da Assembléia
Legislativa de Minas Gerais, Júlio César dos Santos Esteves, na palestra A
Separação dos Poderes e o Momento Atual Brasileiro, realizada nesta
segunda-feira, dia 5, no auditório da Escola do Legislativo. A atividade
integra o Programa de Atualização em Poder Legislativo
e Administração Pública, destinado aos servidores da Assembléia Legislativa.
Já o Centro de Apoio às
Câmaras da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e a Escola do Legislativo
promovem, nos próximos dias de 28
a 30 de novembro, o Encontro Ceac: Legislativo, Comunicação
e Cidadania, destinado aos vereadores e servidores das Câmaras Municipais de
Minas Gerais. A iniciativa marca as comemorações do primeiro ano da implantação
do Ceac e incluirá o lançamento do Manual para realização de eventos
institucionais nas Câmaras Municipais, do Kit Cidadania e do Manual de Redação
Parlamentar, editados pela ALMG.
Também começam nesta sexta-feira, dia 9, as aulas da segunda turma do
curso Correspondência Oficial, destinado aos servidores da Secretaria de Estado
de Planejamento e Gestão (Seplag), responsáveis pela elaboração da
correspondência oficial, como ofícios, cartas e memorandos. O curso está sendo
oferecido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Fundação João
Pinheiro.
Com o objetivo de debater com os servidores as diretrizes que nortearam a
elaboração do Manual de Redação Parlamentar, editado pela Assembléia
Legislativa e já na sua segunda edição, será realizado nesta segunda-feira, dia
5, de 14 às 17 horas, na Escola do Legislativo o Workshop Convenções Gráficas e
de Estilo do Maunal de Redação Parlamentar.
A gestão da informação e da documentação, metodologias de organização de
documentos administrativos e técnicas de arquivamento são os tópicos que serão
abordados no curso Metodologia de Arquivamento de Documentação Administrativa,
que se inicia nesta segunda-feira, dia 5, de 8 às 12 horas, na Escola do
Legislativo. O curso é destinado aos servidores de diversos setores da
Assembléia Legislativa, envolvidos com a atividade de arquivamento em suas
rotinas operacionais.