Câmara do Distrito Federal inaugura Escola do Legislativo

Foi inaugurada nesta segunda-feira (17), a Escola do Legislativo da Câmara do Distrito Federal. Criada pelo deputado dr. Charles a Escola do Legislativo pretende fortalecer a democracia por meio da qualificação da Câmara Legislativa do DF e da sociedade. Amanhã, 18, a programação será extensa e conta com ciclo de palestras, debates e a divulgação do cronograma das atividades de 2008

Uma escola diferente das tradicionais, essa é a principal característica da Escola do Legislativo do Distrito Federal, mais nova instituição da capital da República. Criada pela resolução 203/2007, a Escola tem a missão de aprimorar o desempenho dos parlamentares, servidores e capacitar a própria sociedade com a qualificação do Poder Legislativo local.

As Escolas do Legislativo surgiram de uma demanda prevista na Constituição Federal que obriga a manutenção de Escolas de Governo para o aperfeiçoamento e formação dos servidores públicos da administração. A idéia é de que com as escolas sejam desenvolvidos uma série de temas relevantes à cidadania, legislação e à própria política local, sem esquecer da atuação efetiva dos envolvidos na diversidade de processos, conjunturas e ações políticas.

Dr. Charles, autor da proposta, conta que a idéia de criar a Escola partiu de uma necessidade da Casa de investir na capacitação de seu pessoal. "Em novembro de 2007 percebi a importância dos benefícios que a Escola traria para o DF e me empenhei na aprovação do projeto. Vale ressaltar que é uma iniciativa que não trouxe despesas para a CLDF", afirma. Ele lembra que essa não foi a primeira vez que a implantação da Escola entrou em pauta. Nos anos anteriores alguns parlamentares tentaram implementá–La, sem sucesso.

Priscila Ramos, com larga experiência no âmbito do Legislativo, é a diretora da Escola.  A equipe é formada por profissionais multidisciplinares com competência e experiência suficientes para o desenvolvimento de atividades voltadas para o treinamento de servidores da Câmara Legislativa e também para projetos especiais destinados à integração entre Câmara e sociedade. Outro ponto de destaque são as parcerias previstas e os convênios com instituições educacionais de renome.

Experiência comprovada

No Brasil existem exemplos de Escolas de sucesso como as assembléias de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe, dentre outras que somam experiências positivas ao desenvolvimento do trabalho. A  Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), realiza um trabalho pioneiro nas casas legislativas integrando o Parlamento e a sociedade por meio do saber, da educação.

A associação estimula a criação das escolas apresentando modelos de Projetos Político-pedagógicos; organizando fóruns de debates na área de capacitação, treinamento e reciclagem; reunindo especialistas e educadores em Poder Legislativo. São promovidos encontros regionais e nacionais com vistas à formulação de novas ações no campo de atuação e firmando parcerias com instituições educacionais.

Concurso para escolha da logomarca

Como parte das atividades de lançamento será realizado um concurso para a escolha da logomarca oficial da Escola do Legislativo do DF. O concurso é aberto a todos os servidores da Casa, aos alunos das redes Públicas e Privadas do Distrito Federal, das Instituições de Ensino Superior e a comunidade em geral. Serão avaliados critérios como criatividade, originalidade e comunicação (que deve ser conciso, conter aspectos de regionalidade).

O regulamento estará disponível na solenidade de instalação da Escola e o resultado do concurso será divulgado no dia 28 de abril de 2008. O vencedor será premiado com uma estadia de um fim de semana no RM Hotel Fazenda, no Núcleo Rural de Sobradinho, com direito a até três acompanhantes.

--