Escola do Legislativo de Santa Catarina oferece cursos e palestras

Veja a agenda do mês da Escola do Legislativo de Santa Catarina

Acesse aqui a Escola do Legislativo

Começou segunda-feira (24), o Workshop de Redação com o tema “Produção de textos jornalísticos numa instituição pública” oferecido pela Escola do Legislativo de Santa Catarina. A Busca pela notícia, técnicas na produção de textos jornalísticos numa instituição pública e tipos de entrevista, são alguns dos temas oferecidos para 10 jornalistas da Diretoria de Comunicação da Casa. Com a duração de 61 horas/aula, o curso é ministrado pelo mestre em Ciências da Linguagem e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá (SC), Gonzalo Pereira. As aulas acontecem nas segundas, quartas e quintas- feiras na Sala de Reunião das Comissões e no próprio local de trabalho.

 

Já o Curso de Formação Política, coordenado pela Escola do Legislativo de Santa Catarina, a ser realizado neste primeiro semestre, teve sua abertura oficial na noite de 17 de março com a aula inaugural “Federalismo e República: feitos um para o outro?” ministrada pelo Deputado Estadual de Minas Gerais, Sebastião Helvécio (PDT).

Além de deputado ele também é professor da Escola do Legislativo de Minas Gerais, médico pediatra e doutor em Política, Planejamento e Administração. O parlamentar lembrou que “a formação de agentes políticos é fundamental para que a transformação política que tanto precisamos seja feita”.

O objetivo do curso da Assembléia catarinense é estimular o debate e a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e catarinense, com base no estudo do desenvolvimento político e institucional do Brasil e de Santa Catarina. Além do palestrante, a abertura contou com a presença dos alunos, que lotaram o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembléia Legislativa e da coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Vieira Pedrozo. O Curso de Formação Política foi dividido em dois semestres, cada um com 120 alunos. As aulas do segundo grupo começam dia 11 de agosto, as segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h00, totalizando 84 horas/aula. O curso tem o apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal.

 

Também continuam abertas as inscrições para os dois eventos a serem realizados na cidade de Otacílio Costa. No dia 3 de abril acontece o “Encontro de Mulheres”, a partir da 13h00, no salão paroquial e no dia 4, a partir das 8h30, no mesmo local, a Assembléia vai realizar o “Ciclo de Debates sobre as Eleições Municipais 2008”.  As inscrições estão disponíveis no site da Escola , pelos fones (48) 3221-2828; 3221-2997 e no local dos eventos.

 

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Escola do Legislativo de Santa Catarina, está oferecendo aos seus servidores o curso de “Atualização em Língua Portuguesa”. O curso será ministrado pela professora Tânia Maria Piacentini , doutora em Educação na Área de Metodologia de Ensino que abordará os temas” a prática da leitura e da escuta, discussõe, análise e interpretação de texto. São 35 vagas disponíveis aos servidores interessados e a carga horária é de 22 horas/aula.

Os encontros serão na sala de aula da Escola do Legislativo e começam no próximo dia 31 de março, continuando nos dias 26 de maio e 25 de agosto, no período matutino, das 08:30 às 12:00. Já no período vespertino, além do dia 31, as aulas seguem no dia 28 de abril e 30 de junho, das 14:00 às 17:30. As inscrições já estão abertas no site da escola e pelos fones (48) 3221-2828/3221-2952