Escolas técnicas são destaque no Enem
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) de 2007, divulgados na quinta-feira, (3), pelo Ministério da Educação,
confirmam o bom desempenho dos alunos dos centros federais de educação
tecnológica (Cefets). No ano passado, cerca de três milhões de estudantes
fizeram o exame.
Das 20 melhores avaliações das escolas públicas do país, oito integram a rede
federal de educação profissional e tecnológica — Universidade Tecnológica
Federal do Paraná (UTFPR), Colégio Técnico-Pedagógico da Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG), Cefets de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de
Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e a unidade de ensino de Cubatão, ligada
ao Cefet-SP. A UTFPR e o Cefet-SP continuam entre as 20 melhores instituições
de ensino do país em um ranking que inclui as escolas particulares.
Nos levantamentos estaduais, a rede federal também é destaque. No Espírito
Santo, por exemplo, contabilizadas instituições públicas e privadas, o Cefet
fica em segundo lugar. Em Goiás, consideradas apenas as escolas públicas, a
unidade de Goiânia aparece na primeira posição e a de Jataí, na terceira. O
mesmo ocorre em São
Paulo. O Cefet fica em primeiro entre as instituições
públicas e em oitavo se forem consideradas também as particulares.
O Cefet-SP oferece gratuitamente cursos para o ensino médio, técnico, superior
tecnológico, engenharia e licenciaturas. São 40 salas de aula e 28
laboratórios, além de salas de redação e uma biblioteca com 30 mil obras. Cerca
de 60% dos 281 professores têm mestrado ou doutorado.
“O nível dos docentes, a qualidade da infra-estrutura e o projeto pedagógico
das escolas federais, com o ensino médio integrado ao profissional, estão
refletidos nos resultados do Enem”, diz o secretário de Educação Profissional e
Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. “Os Cefets são ilhas de excelência no
ensino público brasileiro que oferecem educação gratuita e de qualidade.”
A rede federal de educação profissional e tecnológica conta com 12.664
professores. Destes, 4.379 têm mestrado (34,5%); 1.130, doutorado (8,9%);
4.748, especialização (37,4%); 2.209, graduação (17,4%); 177, aperfeiçoamento e
21, pós-doutorado