Câmara de Sete Lagoas (MG) apresenta resultados de convênio com o Interlegis

A casa recebeu, no dia 15 de maio, a visita do Diretor Executivo do Programa Interlegis, Márcio Sampaio, e do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Carlos Cordovez, com o objetivo de apresentar resultados da parceria com o Interlegis

A Câmara Municipal de Sete Lagoas recebeu no dia 15 de maio a visita do Diretor Executivo do Programa Interlegis, Márcio Sampaio, e do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Carlos Cordovez. A ocasião também contou com a presença do Gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALEMG), Alaor Marques Messias Júnior, instituição esta também parceira da Câmara em vários projetos. A visita, teve por objetivo  demonstrar ao representante do BID os resultados alcançados pela Casa Legislativa após o recebimento dos equipamentos oriundos do convênio firmado no ano passado com o Senado Federal para execução do Programa Interlegis, o que se deu através do Decreto Legislativo n° 747 de 23 de junho de 2007. É que o programa de modernização é oferecido às câmaras municipais, através de um convênio mantido entre o Senado Federal e aquela instituição financeira.

Durante a visita, foi exibido aos visitantes um vídeo institucional mostrando como os equipamentos oriundos do convênio com o Interlegis ajudaram nos serviços inerentes à Casa Legislativa. Foram exibidas imagens do Centro de Processamento de Dados (CDP), onde estão instalados dois servidores fornecidos pelo programa. Esses servidores são os responsáveis pelo gerenciamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) que trouxe facilidades aos servidores e usuários quanto a busca de proposições no Portal Modelo – Portal Câmara On-line: http://www.camarasete.mg.gov.br –, onde são postadas as pautas e atas das reuniões, bem como os projetos que tramitam na Câmara Municipal.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Sampaio, considerou a visita “como a mais agradável possível”. Ele disse que se surpreendeu com os resultados que a Câmara Municipal obteve após o recebimento dos equipamentos: “anteriormente a esta visita, estive na Casa em 02 de agosto do ano passado, ocasião em que se deu a assinatura do convênio. O que posso dizer à Casa Legislativa e aos seus servidores, quase um ano depois, são palavras de agradecimento pelo trabalho aqui desenvolvido. Levarei este exemplo às demais Câmaras Municipais parceiras do Interlegis”, garantiu.

Para o representante do BID, Carlos Cordovez, é um orgulho para aquela instituição financeira constatar que os recursos aplicados por ela estão sendo bem utilizados. “Um dos grandes desafios da América Latina é reverter toda essa desconfiança que hoje existe acerca da política, em aprovação. Esta será a porta aberta para o desenvolvimento social”, analisou.

Na análise do diretor da Escola do Legislativo da ALEMG, Alaor Marques Messias Júnior, fica evidente que as parcerias firmadas entre a Câmara Municipal, o Senado Federal e a Assembléia representaram um ganho enorme para a Casa, que tem utilizado da melhor forma possível todos os equipamentos que lhe foram destinados: “isso acarretou não só na agilidade dos trabalhos legislativos e o acesso pela população, mas também a relação da Casa com a comunidade. Todas essas ações mostram o compromisso da Câmara com a sociedade de Sete Lagoas”, considerou.

Segundo o presidente da Casa Legislativa, vereador Gilmar Antão, receber a visita de tão ilustres autoridades é uma honra para a Câmara Municipal: “para a Casa é um prazer mostrar aos representantes do Interlegis, do BID e da Assembléia como estas parcerias têm nos auxiliado de forma positiva nos nossos trabalhos, o que conseqüentemente resulta em um produto final de qualidade para o povo sete-lagoano. Novas parcerias serão firmadas sempre com este foco”, terminou o presidente.