Conferência do Parlamaz para debater plano estratégico para 2009

O Parlamento Amazônico, Parlamaz, se reúne de de segunda a quarta-feira, na sede do Programa Interlegis para discutir e estabelecer o Plano Estratégico para o ano que vem.

Acontece de segunda a quarta-feira, na sede do Programa Interlegis, a Conferência da diretoria do Parlamento Amazônico, Parlamaz, que reúne Bolívia, Peru, Suriname, Colômbia e Brasil. Na oportunidade será discutido e votado o Plano Estratégico para o ano que vem.

Na abertura do evento o senador brasileiro João Pedro agradeceu ao Senado, em especial o Interlegis por ter “oferecido ao Parlamaz a oportunidade de ouvir os representantes do todos os países envolvidos e chegarmos a um só documento”.

Para o senador “o Parlamaz é o representante legítimo dos povos da Amazônia e os senadores que o compõem são seus interlocutores, da história, e de seus problemas”, afirmou.

- Fortelecer o Parlamento Amazônico é um dever de todos, mas não devemos esquecer que a Amazônia pertence a seus povos, reafirmando assim a sua soberania – concluiu o senador.

A presidente do Parlamento Amazônico, a deputada boliviana Ana Lucia Reis manifestou a sua preocupação com a devastação e com a construção de barragens e estradas sem um estudo mais aprofundado do impacto ambiental para a floresta, reconhecendo que há necessidade de um desenvolvimento, mas até onde esse desenvolvimento pode prejudicar a Amazônia, questionou.

Manifestou, a presidente , que ao final desses dias de reunião se tenha realmente um plano estratégico do Parlamaz para o ano que vem. “Não somente ouvindo os parlamentares, mas os povos que ali vivem e que são os mais afetados”, concluiu a deputada.

O presidente da Assembléia Nacional do Suriname, Somohardjo Paul,  anunciou a realização nos próximos dias de uma reunião do Parlamaz , na capital daquele país.

Como a autoridade mais importante presente ao evento, Somohardjo Paul, declarou abertos os trabalhos da conferência.

Ao final das primeiras palestras da manhã, foi apresentado o vídeo institucional do Programa Interlegis, em espanhol