Senado promove semana de homenagens a Josué de Castro

O Senado promove uma série de eventos para homenagear Josué de Castro, inclusive com uma sessão especial e a exibição de um videodocumentário sobre político pernambucano, que acontece no auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, do Interlegis, nesta quarta (6).

O Senado Federal promove, a partir desta quarta (6),   uma série de eventos para homenagear o médico, geógrafo, professor, escritor e político pernambucano Josué de Castro, autor de inúmeras obras sobre a fome no Brasil. Em 5 de setembro, ele completaria 100 anos. Além da exibição do documentário Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome, da diretora Tânia Quaresma, haverá uma sessão especial destinada a reverenciar a memória do geógrafo e a exposição Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome.

Distribuído em mais de cinco mil bibliotecas de todo o país, o documentário de Tânia Quaresma será exibido na quarta-feira (6), às 19h30, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no prédio do Interlegis. Em seguida, haverá um debate com a diretora, com a socióloga Anna Maria de Castro - filha e "herdeira cultural" de Josué de Castro - e com a presidente do Centro Josué de Castro, socióloga Tereza Sales.

O lançamento do filme em circuito comercial ocorrerá em 5 de setembro, em Recife. Esse evento está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Anna Maria de Castro.

O documentário faz parte do Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil. O filme, que utiliza uma linguagem dirigida aos jovens, baseia-se no depoimento de diversas pessoas sobre Josué de Castro e trata também da questão da fome, a partir da descrição do dia-a-dia de comunidades pobres.

O cenário principal é a Ilha de Deus, uma comunidade carente de Recife com cerca de 1,5 mil pessoas. O resultado foi uma obra produzida junto com os moradores dessa comunidade, em um mês de viagem pela região. Crianças e adultos aparecem no vídeo contando a história de Josué de Castro a partir do que aprenderam em oficinas realizadas pela equipe de produção do vídeo.

Também aparecem, prestando depoimentos sobre Josué de Castro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o cantor e compositor Chico Science, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o teólogo e escritor Frei Betto e a filha de Josué de Castro.

Exposição itinerante

A exposição Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome, que será aberta no Senado na quinta-feira (7), foi preparada pela Fundação Banco do Brasil. Haverá um conjunto de banners com fotos, depoimentos e trechos de livros do geógrafo. A mostra é itinerante e já passou por 800 municípios brasileiros. No Senado, ela será montada no Salão Branco - Chapelaria, no Anexo I.

Sessão especial reverencia memória do autor de Geografia da Fome