2009: o início do segundo censo do legislativo e primeiro do legislador
Foi dada a partida para a realização dos novos censos do Interlegis. Após o sucesso do primeiro Censo do Legislativo, divulgado em abril de 2008, uma nova e reformulada edição do censo será realizada, paralelamente à estréia do Censo do Legislador, que pretende identificar a trajetória política dos legisladores brasileiros e modo como vem trabalhando.
As primeiras parcerias estão sendo firmadas. Em setembro último, a coordenadora de pesquisas Telma Venturelli e o consultor em informática Adalberto
Alves de Oliveira, ambos do Serviço de Planejamento e
Projetos Especiais do Interlegis, foram à Assembléia Legislativa do Maranhão em busca de parceria para esse novo desafio A Assembléia cedeu um consultor estatístico para os novos censos, que auxiliará no planejamento e na análise dos estudos.
Censo do Legislativo
O acesso complicado a regiões isoladas do país dificultou a
comunicação e o controle dos recenseadores, retardando a conclusão dos
trabalhos do primeiro censo. Por isso, a coleta dos dados da nova edição será
terceirizada. O edital para a contratação deverá ser publicado no primeiro semestre.
Será feita uma radiografia completa sobre o Poder Legislativo no Brasil, suas virtudes e problemas. Realizado em conjunto pelo Senado Federal e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Interlegis, O II Censo do Legislativo Brasileiro irá buscar informações detalhadas sobre o funcionamento das 5.562 câmaras municipais e das 26 assembléias legislativas, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Censo do Legislador
A pesquisa com os senadores, deputados estaduais e federais
será censitária, já a pesquisa com vereadores, será feita
por meio de amostragem devido ao número elevado de vereadores brasileiros.