Conheça Netiqueta

Você que navega na internet precisa conhecer o que é netiqueta. São regras para o comportamento ideal principalmente quando há comunicação virtual

Neste mundo virtual que estamos as regras são fundamentais para que se possa ter uma comunicação dentro do bom senso e sem excesso. Para isto existe a netiqueta, que é um conjunto de normas de comportamento para a  internet.

 

Como escrever na Internet

Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de sublinhar (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e grifar (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Sorria.

Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.

É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto. Por isso, entram em cena os smileys.

E-mail

A linha Assunto deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Certamente ela lerá primeiro aquelas cujo assunto seja de  maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.

 

Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.

 

É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

 

Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.

 

Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).

É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome  completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas.

Listas e newsgroups

Nas deliberações de algumas assembléias, as manifestações acontecem apenas quando se tem alguma coisa a acrescentar, ou algum ponto em desacordo com o que está em votação. Assim é nas listas e newsgroups: não envie mensagens que dizem apenas "Envie esse programa pra mim também!", "Estou de acordo!", "Muito bem!". Participe somente quando tiver alguma contribuição para o desenvolvimento da conversa. Conforme o caso, um e-mail pessoal é mais apropriado.

 

Cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o quê". Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.

 

Não envie a mesma mensagem para diversos newsgroups e listas. Muitas pessoas recebem mensagens por mais de uma lista, e participam de mais de um fórum — conseqüentemente, receberão mais de uma cópia de seu e-mail. Se realmente precisar fazer uma postagem múltipla de uma mesma mensagem, peça desculpas pelo possível recebimento de cópias duplicadas.

 

Sobre propaganda

Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas.

 

Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam.

 

Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas.

Spam

Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.

A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.

Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.

 

Nirse
Nirse disse:
18/09/2015 17h04
O uso da netiqueta demonstra educação e zelo com o outro lado e são práticas simples que deve-se ter atenção pois ás vezes pode passar despercebido.
Lucimari
Lucimari disse:
20/09/2015 06h52
Muito útil esse texto. Serve como "manual de Netiqueta" e seria interessante que todos os internautas tivessem esse conhecimento!
Ilma Alberto Brandão de Souza
Ilma Alberto Brandão de Souza disse:
30/09/2015 10h33
O texto de sobre netiqueta contém dicas ótimas.Anotei em meu caderno para não esquecer mais.
Yara Rocha
Yara Rocha disse:
04/10/2015 09h29
muito interessante e importante essas regras.
Yara Rocha
Yara Rocha disse:
04/10/2015 09h29
muito interessante e importante essas regras.
Déborah de Sousa Avelino
Déborah de Sousa Avelino disse:
05/10/2015 18h04
O texto "uso da netiqueta" aborda informações que devemos praticar no nosso dia-a-dia bem como dicas que irão enriquecer nossa comunicação ao utilizar as mídias, dessa forma a comunicação será satisfatória e compreendida com uma linguagem adequada e coerente.
Comentários foram desativados.