Exposição comemora os 20 anos da Constituição Cidadã

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Garibaldi Alves e Arlindo Chinagli inauguram nesta terça (7) a exposição "20 anos da Constituição Cidadã"

Vídeos, imagens impressas e documentos diversos que registram o trabalho da Assembléia Nacional Constituinte - de fevereiro de 1987 até a promulgação da Carta, em 5 de outubro de 1988 - estarão na exposição 20 anos da Constituição Cidadã. A cerimônia de abertura dessa mostra está marcada para as 11h desta terça-feira (7), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença dos presidentes do Senado, Garibaldi Alves, e da Câmara, Arlindo Chinaglia.

A exposição integra a programação comemorativa aos 20 anos de promulgação da Constituição, com um acervo que mostrará ao público a recente história da construção da cidadania no Brasil. Entre o material exposto, haverá ainda textos de abordagem didática com versões em braile para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência visual às peças históricas.

A Constituição Cidadã, assim chamada pelo deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembléia Nacional Constituinte, inaugurou uma nova construção jurídico-constitucional, ampliando as liberdades civis e assegurando direitos e garantias fundamentais para o cidadão brasileiro.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 2 de novembro, diariamente, das 9h às 18h, no Salão Negro do Congresso.

[Foto:]