Interlegis acompanha a comunidade na hora de votar

O Programa Interlegis está presente nas eleições municipais de 2008 acompanhando a comunidade legislativa, trazendo algumas informações importantes para que o eleitor saiba como fazer na hora de digitar os números de seus candidatos a prefeito e vereador

Acompanhe a apuração aqui


As eleições municipais acontecem no próximo domingo (5) em todo o país menos no Distrito Federal  onde não há prefeito e câmara de vereadores. O segundo turno será no dia 26 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato conseguir a maioria dos votos válidos.

O Interlegis, que é um programa voltado para a integração de um legislativo moderno, traz à comunidade algumas orientações de como o eleitor deve proceder na hora de digitar os números de seus candidatos a prefeito e vereador, exercendo assim o seu direito como cidadão.

Disponibilizamos também um link para que todos possam acompanhar através do nosso portal a apuração.

 

Veja como você  deve fazer na hora de votar:

 

Você votará primeiro para vereador.


Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência.


Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.


Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde "confirma". A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.


Após o registro do voto para vereador, é a vez de votar para prefeito. Ao finalizar seu voto, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra "fim".

Como corrigir o voto

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja “corrige” e repita o procedimento anterior.

Como votar no partido

Caso você queira votar na legenda, digite o número do partido, que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato e confirme o seu voto apertando a tecla verde “confirma”.

Como votar em branco

Para votar em branco, aperte a tecla “branco”. Confirme o seu voto apertando a tecla verde “confirma”.

Como votar nulo

Seu voto será anulado se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde “confirma”.