Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados quer parceria com Interlegis

O deputado Mário Heringer, novo Ouvidor-Geral, pretende implementar um sistema de pesquisa e avaliação através das assembléias legislativas e câmaras municipais para saber a opinião da população sobre temas em discussão no legislativo, para isto, busca parceria com o Programa Interlegis

O deputado federal Mário Heringer foi nomeado Ouvidoria Parlamentar, no biênio 2009/2010, que recebe os pedidos, denúncias, consultas, sugestões e reclamações do cidadão, na Câmara dos Deputados.

O deputado esteve em reunião com representantes do Interlegis. A sua idéia é   implementar um sistema de pesquisa e avaliação com os cidadãos nas assembléias Legislativas e câmaras municipais para saber a opinião da população sobre temas em discussão no legislativo.

- A Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados e o Programa Interlegis estão iniciando uma parceria que pretende diminuir as distâncias locais entre Câmaras Municipais de todo o país e o centro do Poder, fazendo com que todas possam influir ativamente no que está sendo feito em Brasília, como as comissões em andamento e as leis que estão em pauta para votação, disse o parlamentar.

 Para o Ouvidor-Geral, a parceria com o Programa Interlegis poderá ampliar a área de atuação da Ouvidoria e criar mecanismos para que vereadores possam participar mais.“As Assembléias e Câmaras vão ganhar muito pois serão ouvidas e terão voz. Nós precisamos ver o Brasil real”, concluiu Mário Heringer

Para encaminhar uma reclamação ou solicitação, o cidadão pode acessar a página da Ouvidoria na internet (http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/ouvidoria), onde receberá uma senha para acompanhar o andamento da resposta. O serviço guarda sigilo dos dados pessoais do cidadão.

No ano passado, mais de 6 mil pessoas tiveram suas manifestações atendidas pelo órgão. Entre os temas mais abordados estavam a proposta de emenda à Constituição que fixa a remuneração dos oficiais das Forças Armadas (PEC 245/08), a atuação parlamentar e o projeto que extingue o fator previdenciário (PL 3299/08).