Palestras, cursos e seminários na programação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Veja a agenda da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Os alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, que irão atuar no Parlamento Jovem-BH 2009, já estão se preparando para assumir, a partir do segundo semestre deste ano, a função de monitores dessa nova edição do projeto. No último mês de março, eles participaram de um curso de formação política na PUC Minas. A partir desta segunda-feira, dia 4, na Escola do Legislativo, o mesmo grupo fará um Curso de Formação de Monitores, que visa informá-los sobre as funções do Poder Legislativo Estadual; orçamento público; pesquisa do processo legislativo, entre outros tópicos.

A organização, as funções e competências da Câmara Municipal serão temas da primeira aula do curso Capacitação em Poder Legislativo Municipal, que se inicia nesta segunda-feira, dia 4, com atividades programadas para até sexta-feira. Essa é a primeira de seis turmas que serão oferecidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante os meses de maio e junho, por meio da Escola do Legislativo e do Centro de Apoio às Câmaras da ALMG, com a participação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Com o objetivo de orientar os gerentes e servidores responsáveis pelo acompanhamento de estágios na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Diretoria de Recursos Humanos, com o apoio da Escola do Legislativo, promove nesta segunda-feira, dia 4, uma palestra sobre a Nova Legislação de Estágio.

Evolução do Estado brasileiro, federalismo, sistema constitucional de repartição de competências, funções do Poder Legislativo, interlocução com a sociedade, políticas públicas e orçamento do Estado são alguns dos tópicos que serão abordados na disciplina Poder Legislativo: aspectos históricos, sociopolíticos e jurídicos do Curso de Formação Introdutória à Carreira do Servidor da Assembléia Legislativa (CFAL), que se inicia nesta segunda-feira, dia 4. O curso é destinado aos novos servidores, aprovados em concurso público em 2008, e que ainda não haviam participado do curso.

Dando continuidade às ações de capacitação dos servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para o uso das novas regras ortográficas, que passarão a ser adotadas pela Casa a partir desta segunda-feira, dia 4, terá início nesta semana um nova turma do curso Treinando a Nova Ortografia. Também nesta segunda-feira serão abertas as inscrições para mais duas turmas, que serão oferecidas nos dias 18 e 22 de maio, em horários alternativos, pela manhã e à tarde.