Ministério do Meio Ambiente lança campanha "Saco é um saco"
O Ministério do Meio Ambiente lançou em junho a campanha nacional “Saco é um
saco”, que visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados
pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.
No
Brasil, o problema das sacolinhas plásticas é da ordem de bilhões. Estimativas
da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) contabilizam cerca 12 bilhões
de sacolas plásticas consumidas por ano no país. No mundo, são entre 500 bilhões
e 1 trilhão de sacolas plásticas distribuídas anualmente. Uma sacolinha pode
parecer inofensiva, mas o impacto ambiental coletivo desses bilhões de
sacolinhas é enorme.
Com o lema “Saco é um saco. Pra cidade, pro
planeta, pro futuro e pra você”, a campanha quer mostrar ao consumidor que com
pequenas atitudes como recusar uma sacolinha plástica na hora de comprar um
pequeno item, utilizar uma sacola retornável para as compras no supermercado ou
exigir do varejista uma sacolinha mais resistente, ele pode estar contribuindo
para a preservação do meio ambiente e construção de uma sociedade
sustentável.
No blog da campanha - www.mma.gov.br/sacolasplasticas
- o internauta poderá deixar sua opinião e tirar dúvidas, além de encontrar o
material da campanha e dicas de como reduzir o consumo de sacolas
plásticas.
Já são parceiros dessa iniciativa a rede varejista
Wal-Mart, o Grupo Cultural AfroReggae, o Instituto Akatu e a Revista Eco
21. A
campanha terá um Selo de Adesão para empresas e instituições interessadas em
serem parceiros da campanha e que se comprometerão a implementar ações que
ajudem o consumidor a adotar este novo hábito.
A campanha quer
alertar a população sobre a importância de se reduzir o consumo de sacolas
plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e
acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível.
Apostamos no poder de decisão do consumidor como ação transformadora de hábitos
e atitudes.