Expectativa para os 10 anos da Câmara Mirim

Em sessão especial serão entregues moções de louvor às pessoas que colaboraram com o programa nos últimos anos

A celebração do décimo aniversário da Câmara Mirim de Blumenau, marcada para a próxima sexta-feira (dia 21), às 15h, é aguardada com expectativa. Em sessão especial serão entregues moções de louvor às pessoas que colaboraram com o programa nos últimos anos. Primeiro do Estado e terceiro do país, o projeto foi idealizado na gestão do vereador Deusdith de Souza (PP), aperfeiçoando modelos existentes em Salvador (BA) e Bragança Paulista (SP) – as pioneiras. Para o atual presidente Jens Juergen Mantau (PSDB), “a Câmara Mirim foi criada para incentivar e despertar nos estudantes o interesse pela política e participação no dia-dia da comunidade, e vem cumprindo estes objetivos, sendo modelo para outras cidades”. Na atual gestão, o trabalho está recebendo apoio integral da mesa diretora.

No mesmo dia será inaugurada a galeria com fotos de todas as legislaturas e o arquivo histórico dos vereadores mirins.  Ainda na sexta-feira poderá ser visitada no Salão Nobre Manoel da Luz Rampeloti uma exposição sobre os dez anos da Câmara Mirim. “Será um resgate da história do Programa Vereador Mirim, através de álbuns de fotos, exposição de fatos, relatos de ex-vereadores e poemas e poesias dos atuais integrantes”, aponta a coordenadora Elisete Maria Passold.

Os 15 vereadores mirins são eleitos pelos colegas de escolas públicas e particulares, e realizam quinzenalmente as sessões, quando apresentam propostas de melhoria para a cidade, podendo inclusive se transformar em lei municipal. As sessões são semelhantes às dos vereadores adultos, com discussões e votação de matérias. Elas ocorrem no plenário da Câmara Municipal duas vezes por mês em horários alternados -  às 9h e às 15h.