Cursos e exposição fazem parte da semana agitada na assembléia mineira

Cursos a distancia, exposição dos vinte anos da constituição mineira são alguns dos eventos que acontecem de 5 a 9 de outubro na Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Continuam abertas as inscrições para o curso a distância Ética e Cidadania, dirigido aos servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, das Câmaras Municipais participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas, professores, estudantes e pessoas interessadas. As inscrições deverão ser efetuadas até sexta-feira, dia 9 de outubro, por meio dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet ou pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br.

Além do título da atividade, do nome completo do aluno, de e-mail e telefone para contato, os servidores indicados pelas Câmaras Municipais deverão informar, no processo de inscrição, o município e instituição de origem. Os alunos inscritos serão previamente informados, pelo correio eletrônico, sobre o processo de cadastramento no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola do Legislativo para ter acesso ao curso.

O curso, ministrado pelo professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira, terá a duração de seis semanas e será oferecido no período de 19 de outubro a 29 de novembro. O objetivo da atividade é familiarizar os alunos com as várias e distintas perspectivas éticas assumidas no ciclo histórico da humanidade até os dias de hoje. Além de uma extensa definição da ética, o curso irá abordar algumas doutrinas morais da antiguidade à contemporaneidade; a importância da cultura e da tradição para a questão ética e um tópico sobre cidadania e ética.

Vinte anos da Constituição mineira

 

A programação do projeto Visitas Orientadas incluirá neste mês de outubro até o próximo dia 21 de novembro, uma visita à exposição fotográfica 20 Anos Construindo a Democracia, comemorativa de duas décadas da Constituição Estadual. A mostra está instalada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

A exposição tem curadoria da historiadora Guiomar Grammont, e concepção, cenografia e museografia do artista plástico Agnaldo Souza Pinho. Com cerca de 150 fotos, a mostra foi dividida em três blocos: de 1960 a 1988, ano em que foi publicada a Constituição Federal; do processo constituinte até a promulgação da Constituição mineira, em 1989, e desta data aos dias de hoje. A mostra foi concebida com intuito de contribuir para uma reflexão sobre as instituições democráticas, as conquistas decorrentes do processo constituinte e o compromisso de todos com a democracia.