Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento em comemoração no Senado
Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado em todo o mundo no dia 10 de novembro, a UNESCO e 23 parceiros estão promovendo uma série de eventos, entre os dias 09 e 12/11, em Brasília e São Paulo. O objetivo do Dia Mundial da Ciência, que este ano homenageia ainda o Ano Internacional da Astronomia e relembra os 40 anos da chegada do homem à Lua, é chamar a atenção da sociedade para a importância da ciência e tecnologia como meio de promoção da paz e do desenvolvimento humano, social e econômico, além de alertar para a necessidade de mais investimentos na área e no ensino de ciências.
As comemorações começarão por Brasília no próximo dia 09/11, segunda-feira, com a realização de oficinas, exposições e mostra de experimentos abertas à comunidade. A cerimônia de abertura será no dia 10/11, às 14h, com a apresentação do grupo Rap com Ciência. Às 14h30, haverá uma mesa-redonda sobre o tema do Dia Mundial deste ano – Nossa presença no cosmos -, que reunirá o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, o astronauta Marcos Pontes, e o professor Eduardo Janot Pacheco, presidente da Sociedade Astronômica Brasileira.
Às 16h30, haverá a premiação dos vencedores do Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, que foi lançado pela UNESCO e seus parceiros, em 2009, com o objetivo de fortalecer a iniciação científica e tecnológica entre estudantes do ensino médio. Os melhores trabalhos sobre o tema “A nossa presença no cosmos” foram incluídos em uma publicação que será lançada no evento.
Em São Paulo, a celebração do Dia Mundial da Ciência 2009 acontecerá, no dia 10/11, no Espaço Catavento Cultural Educacional, com a presença de cerca de 150 jovens entre 13 a 15 anos, entre eles alunos da rede municipal de ensino de Itaquera e crianças atendidas pelo Espaço Criança Esperança da Brasilândia (SP). O evento está sendo realizado com a parceria da Coordenação do Ano Internacional da Astronomia, do “Projeto Segurança Humana na Cidade de São Paulo”, do “Programa Criança Esperança”, além de outros apoiadores.
Audiência pública - O Senado Federal abrirá as portas do plenário, no dia 12/11, a partir de 9h, para uma audiência pública sobre a importância da ciência para a paz e o desenvolvimento, que será transmitida ao vivo pela TV Senado. Participam da Mesa o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny ; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis ; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp ; o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Monserrat Filho ; e a cientista e Pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz. A Especialista em Educação Científica da UNESCO, Beatriz Macedo, fará um pronunciamento sobre o tema.
No Brasil, as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Ciência começaram em 2005, quando a UNESCO convidou diversas instituições de ensino e pesquisa a celebrar essa importante data por meio de exposições, workshops, oficinas, distribuição de livros e palestras com cientistas renomados. Em 2006, além das atividades realizadas no ano anterior, também foi promovido um Concurso de Trabalhos e Desenhos para estudantes do Distrito Federal e realizada uma Sessão Solene no plenário do Senado Federal para discutir a importância da ciência.
Assim, pretende-se que nesta data os estudantes, os professores, os cientistas e as autoridades, principalmente as das áreas de Ciência e Tecnologia e Educação, reflitam sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento, visando a melhoria das condições de vida das pessoas. A partir de 2007, a UNESCO e seus parceiros mantiveram essa diversificada programação e passaram a realizar o Concurso de Trabalhos e Desenhos para todos os estudantes do ensino médio do Brasil.
Os parceiros da UNESCO no Dia Mundial da Ciência são: Academia Brasileira de Ciências (ABC); Agência Espacial Brasileira (AEB); Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI); British Council; Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal; Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (CONSECTI); Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Sangari; Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional (InTC); Interlegis; Lego Education; Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional; Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Saúde (MS); Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SECT/GDF); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SE/GDF); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); União Européia; e Universidade de Brasília (UnB)
.
Através do Portal www.interlegis.gov.br, quem desejar poderá assistir por videostreaming