Dezembro

Interlegis II traz novidades em seus produtos

Mudanças nos produtos do Programa Interlegis foram apresentadas durante o II Encontro Nacional do Gitec

Durante o II Encontro Nacional do Gitec, que aconteceu na sede do Programa Interlegis, foram apresentadas as mudanças implementadas no Portal Modelo, no SAAP, Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar e no SAPL, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, produtos disponibilizados às casas legislativas.

 

Segundo o especialista em Tecnologia da Informação Cláudio Morale, o Portal Modelo sofreu mudanças de cunho técnico. “O site passa a ter agora um instalador unificado, podendo ser instalado em qualquer versão do Linux, o que antes não acontecia. A partir de agora, o Portal Model tem as suas configurações em formato XML, que é  um linguagem padrão internacional de marcação estendida utilizada para facilitar o compartilhamento de dados entre os diferentes sistemas de informação.  A gestão dos conteúdos também passou por modificações sendo  agora, muito mais fácil ordenar conteúdos de pastas, bastando para isso, apenas clicar e arrastar  para o local desejado; e, também, o sistema de gestão de fluxo sde trabalho foi estendido a todas as áreas do Portal o que facilitará, por sua vez, a gestão de conteúdos” afirma.

 

O SAAP também passou por grandes melhorias internas e externas, que podem ser vistas pelo público. Segundo Morale, o sistema ficou muito mais prático e fácil de ser utilizado. “Além de passar por uma transformação visual, mais agradável  e moderna, o SAAP ficou com mais confiabilidade, usabilidade e suportabilidade, depois da  atualização dos produtos básicos nele realizada. Houve mudanças na configuração das  áreas de trabalho, como a criação e apresentação da agenda, cadastro de contatos, de documentação, emissão e distribuição automática de boletins eletrônicos aos usuários cadastrados; e maior facilidade para atuação da assessoria  na atualização das bases de dados do gabinete do parlamentar” , conta o especialista.

 

Sobre o SAPL, Claudio Morale disse que o sistema passou por uma pequena transformação, porém que faz toda a diferença. “Nessa versão 2.3, foi criado o módulo Sessão Plenária, onde por meio do qual será veiculada as informações de tudo daquilo que acontece no Plenário da Casa Legislativa. Nessa Sessão conterá dados  da Mesa que conduziu os trabalhos, dos oradores e discursos feitos, da lista de presenças, da Agenda da Sessão, da Ordem do Dia, das votações das matérias legislativas e do andamento dos expedientes. E, ainda, está prevista a integração do SAPL com o LEXML, que possui mecanismo versátil de consultas a bases de normas jurídicas oriundas das três esferas de Poder. Isso tudo visa prestar melhores serviços aos cidadãos, facilitar o acesso dele à informação, promovendo maior aproximação do Legislativo junto à população.” concluiu Morale.

Interlegis II traz novidades em seus produtos

Mudanças nos produtos do Programa Interlegis foram apresentadas durante o II Encontro Nacional do Gitec

Durante o II Encontro Nacional do Gitec, que aconteceu na sede do Programa Interlegis, foram apresentadas as mudanças que serão implementadas no Portal Modelo, no SAAP - Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar e no SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, produtos disponibilizados às casas legislativas.

 

Segundo o especialista em Tecnologia da Informação Cláudio Morale, o Portal Modelo sofreu mudanças de cunho técnico. “O site passa a ter agora um instalador unificado, onde pode ser instalado em qualquer versão do Linux, o que antes não acontecia. A partir de agora ele tem as configurações em formato XML, que é uma linguagem internacional de programação utilizada para facilitar a partilha de dados entre os diversos sistemas de informação. Os conteúdos também passaram por modificações, ficou muito mais fácil ordená-los, basta apenas clicar e arrastar para a pasta que deseja, e também encaminhá-los através de ferramentas de gestão de conteúdos” afirma.

 

O SAAP também passou por grandes melhorias internas e externas, que podem ser vistas pelo público. Segundo Morale, o sistema passou a ser muito mais prático e fácil de ser utilizado. “Além de passar por uma transformação na identidade visual, o SAAP adquiriu mais confiabilidade, usabilidade e suportabilidade, depois da reforma realizada. Houve mudanças nas configurações da área de trabalho, como a criação de agenda, contatos, documentação, boletins eletrônicos e um melhor compartilhamento dos dados do parlamentar”, conta o especialista.

 

Sobre o SAPL, Claudio Morale disse que ele passou por uma pequena transformação, porém que faz toda a diferença. “No sistema que agora está na versão 2.3, foi criada a Seção Plenária, onde será veiculada a ordem do dia, as propostas de leis que será votadas na casa legislativa em uma certa data. Nessa seção conterá dados como mesa diretora, oradores, lista de presença, votação e o andamento da proposta. E ainda foi criado junto com a Secretaria Especial de Informática do Senado Federal - Prodasen, o LEXML, um mecanismo de consulta versátil onde pode-se fazer consultas de informações legislativas e jurídicas. Isso tudo facilita ainda mais a prestação de contas do órgão com a população.” concluiu Morale.

Uvepar lança Escola do Legislativo e abre o Congresso Estadual de Câmaras Municipais, em Curitiba

O diretor da SSFAC do Interlegis, James de Carvalho, participa do lançamento da Escola do Legislativo no Paraná.

A Escola do Legislativo, novo projeto da Uvepar (União dos Vereadores do Paraná) para a qualificação dos legisladores municipais, começa a funcionar a partir de fevereiro do próximo ano. “Logo depois do início dos trabalhos do Legislativo, a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2010, começaremos a desenvolver o projeto de forma intensa, beneficiando vereadores e servidores de todo o Estado”, afirmou o presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, no lançamento da Escola, nesta quarta-feira (dia 16), em Curitiba.

Bento explicou que a criação da Escola está sendo maturada há cerca de dois anos e segue diretriz já adotada por outros órgãos ligados à administração pública, como o Tribunal de Contas do Paraná, que também possui um centro de treinamento e qualificação. “Nós temos que nos adaptar à exigência da sociedade de que os seus representantes, incluindo o vereador, tenha cada vez mais qualidade e competência no exercício do seu mandato”, justificou.

Os detalhes do processo de implantação da Escola estão sendo definidos, mas a Uvepar já estabeleceu que seu núcleo será em Curitiba. A idéia é oferecer uma série de cursos de treinamento presenciais e não presenciais tanto para vereadores quanto para servidores públicos das Câmaras Municipais. Para a implantação do projeto, a União dos Vereadores do Paraná contará com o apoio dos seus parceiros – Tribunal de Contas do Paraná, Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo), Grupo Educacional Uninter, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano-Paranacidade, Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-Paraná).

Congresso das Câmaras
O lançamento da Escola marcou a abertura do Congresso Estadual de Câmaras Municipais, promovido entre 16 e 18 de dezembro, no Auditório Facinter (Edifício Garcez, 103, centro de Curitiba). O encontro debaterá temas como “Educação para a democracia: uma proposta de atuação para as escolas do Legislativo”, “A qualificação profissional e a melhora dos serviços públicos” e “Como melhorar a participação da sociedade nas Câmaras Municipais”.

Participaram da cerimônia de abertura o vice-presidente da Uvepar, José Valmor Martins; o secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba, Michele Caputo Neto, que representou o prefeito Beto Richa; o coronel Nemésio Xavier, representante do Grupo Uninter e do deputado federal Wilson Picler; o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis, James Raimundo Menezes de Carvalho; o presidente da Acamdoze (Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião 12), Alexandre Donato; o ouvidor do Crea/Pr (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Engenharia do Paraná), Antonio Borges dos Reis; e o 2º secretário da Uvepar, Nivaldo Mazzin.

Interlegis e EcoCâmara firmam parceria para doação de livros

Em conjunto com o Programa EcoCâmara, da Câmara dos Deputados, o Interlegis faz doação de publicações para casas legislativas.


O Programa Interlegis e o EcoCâmara, Núcleo de Meio Ambiente da Câmara Federal, firmaram parceria com a finalidade de doar livros para bibliotecas de assembléias estaduais e câmaras municipais, através do Projeto “Leitura Solidária”, com o objetivo de reduzir o desperdício de papel e ampliar o direito a informação.

 

A campanha teve início na Câmara Federal, onde são recolhidos diariamente dos 513 gabinetes parlamentares, todos os tipos de publicações como livros, revistas, jornais. Após o recolhimento, as doações passam por uma triagem, são catalogadas e separadas por assunto, tais como política, meio ambiente, economia, saúde, reforma tributária, entre outros. Segundo Jacimara Guerra Machado, assessora ambiental e uma das coordenadoras do projeto, a maior parte das doações chegam a ela em ótimo estado de conservação e possuem um grande valor informativo.

 

O Projeto Leitura Solidária montou um estande no II Encontro Nacional do Gitec, realizado entre os dias 7 e 9 de dezembro na sede do Projeto Interlegis em Brasília/DF, onde foram sorteados dez conjuntos de livros entre os participantes, e puderam pegar livros expostos no local. Segundo estimativa feita pela coordenadora Jacimara, no mínimo seis livros foram levados por servidores das casas legislativas de todo o Brasil no evento.

 

As câmaras municipais e assembléias estaduais que tiverem interesse em receber as publicações, devem encaminhar um ofício ao diretor executivo do Interlegis, José Alexandre Girão Mota da Silva. Nele terá que conter nome da casa legislativa, endereço para envio, telefone para contato e mencionar quais os temas de interesse da casa.

Participantes do Gitec se encontram no Interlegis

Participantes do Grupo Interlegis de Tecnologia participam de segunda a quarta (7 a 9) do II Encontro Nacional do Gitec, na sede do programa, em Brasília

Assista aqui

Os participantes do Grupo Interlegis de Tecnologia se reúnem de 7 a 9 no II Encontro Nacional do Gitec, onde serão debatidos diversos temas, principalmente a tecnologia da informação, inclusão digital  e também as novidades dos produtos do Programa Interlegis.

O evento foi aberto pelo diretor executivo do programa, José Alexandre Girão Mota que aproveitou para agradecer a presença de todos os representantes principalmente dos legislativos estaduais e municipais e destacou a importância desse contato direto com os participantes do Gitec.

José Alexandre falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela nova diretoria, destacando os eventos promovidos pelo Interlegis em São Luis, Teresina e o próximo que acontecerá em Curitiba.

Manifestou a intenção de que eventos como este aconteçam anualmente na sede.

Informou também que já que se encontra na fase final de planejamento o novo plano de modernização “esperamos que em fevereiro já possamos começar a implantar”.

Falando em seguida o diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Petronio Barbosa, manifestou sua satisfação pelo sucesso do Gitec, “impessionante como se interagem”, para ele, as comunidades não são virtual e sim reais “pois entre vocês há um vínculo e lá somos todos iguais”.

Petronio elogiou a postura da diretoria do Interlegis que, no momento em que o encontro não pode acontecer em Santa Catarina, como previsto, abraçou integralmente a idéia e em tempo recorde foi possível realizar na sede, em Brasília.

Por sua vez o representante da área de informática da Câmara Municipal de Timóteo/MG, Cristiano Campos e o da Câmara Municipal de Carneirinho, Ângelo Marcondes manifestaram a alegria em encontrar tantos conhecidos do Gitec e agradeceram à diretoria pela realização do encontro.

Pela manhã as palestras foram sobre o LexML  e a câmara web; na parte da tarde inclusão digital e palestras relâmpagos sobre as novidades do SAPL, Portal Modelo e demais serviços e produtos oferecidos pelo Programa Interlegis às casas legislativas.

O evento se encerra ao meio dia da próxima quarta-feira (09)

Palestrantes falam sobre o II Encontro do GITEC

O evento reuniu cerca de 200 servidores da área de Tecnologia da Informação de casas legislativas brasileiros na sede do Programa Interlegis, em Brasília


Entre os dias 07 e 09 de dezembro aconteceu na sede do programa Interlegis, em Brasília, o II Encontro Nacional do GITEC, Grupo Interlegis de Tecnologia, onde reuniu cerca de 200 servidores de câmaras municipais e assembléias legislativas.

O evento foi voltado para a área de Tecnologia da Informação das Casas Legislativas e a comunidade Interlegis, tendo como tema O Legislativo Eletrônico. A programação do evento contou com debates sobre os produtos e serviços prestados pelo Interlegis, além de diversos temas de interesses, como Câmara Web: um caminho até o cidadão, Centro de Inclusão Digital, Domínio do Legislativo Brasileiro, Distribuição de internet por redes wireless pelo poder público, O futuro do Programa Interlegis.

 

No último dia os diretores da Subsecretaria de Relações Institucionais e da Subsecretaria de Fomento, Robison Gonçalves e José Dantas discorreram sobre o que será o novo projeto de Modernização do Legislativo que despertou grande interesse dos representantes das casas legislativas presentes. Os dois lembraram que as dificuldades enfrentadas recentemente pelo Senado Federal, impediu dar uma continuidade nas metas do Programa Interlegis e que essas estão sendo reformuladas e que serão implementadas em 2010.

 

Robison Gonçalves sugeriu a todos que leiam o documento do contrato entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre a segunda fase do Programa Interlegis.

A representante da Câmara de Sete Lagoas levantou a questão da carência de treinamento dentro dos legislativos e dos executivos municipais, porém José Dantas lembrou que o Interlegis, por força de contrato, não oferecer treinamento para outros poderes, mas que ao cidadão que vai à câmara e se interessar pelo curso presencial,  poderá fazê-lo independente de qual poder trabalha, mas o Interlegis é um programa essencialmente voltado para o Legislativo.

 

A última palestra do encontro foi do representante da Câmara Municipal de Carneiro/MG, Ângelo Marcondes que falou sobre o  futuro do Interlegis para as casas legislativas.

 

Depoimentos

Alguns participantes do Gitec concederam uma entrevista ao portal Interlegis deixando sua visão sobre a importância desse encontro.

 

O primeiro foi  o diretor da Subsecretária da Tecnologia da Informação, Petrônio Carvalho que considerou que  “a grande importância do evento é o conhecimento e a interação dos servidores. ”O Gitec é um grupo de sucesso, onde os funcionários obtêm uma ótima interação entre eles. O principal objetivo do grupo é ensinar e trocar experiências dos softwares livres utilizados pelo Interlegis, e isso a gente está conseguindo, salientou. “ O evento começou em 2007 e essa é a segunda vez que ele ocorre, porém o nosso próximo objetivo é que ele ocorra anualmente”, concluiu.

 

O servidor da Câmara Municipal de Carneirinho/MG, Ângelo Marcondes afirma que o encontro fortalece a comunidade interna do grupo. “O Gitec é essencial para a Câmara de Carneirinho, dele colhemos muitos frutos, aprendemos muito com as outras pessoas sobre os programas utilizados pelo Interlegis, o que acaba valorizando o Poder Legislativo como todo. O encontro une os funcionários do legislativo de todo o Brasil, a gente acaba conhecendo as pessoas que antes só conhecíamos virtualmente”, destacou Marcondes.

 

Um dos palestrantes e representante da Câmara Municipal de Catanduva/SP, Luciano De Fázio, acredita que o evento fortalece a união dos membros do grupo. “A comunidade nos possibilita conhecer pessoas de todo o Brasil, assim trocamos experiências e o que possibilita o crescimento profissional de alguns membros da comunidade. O encontro aumenta a interação dos participantes da comunidade e a proliferação dos produtos oferecidos pelo Interlegis”.

 

Por sua vez o representante da Assembléia Legislativa de Alagoas, Hélio Teixeira, afirma que o Grupo Interlegis de Tecnologia é fundamental para a troca de conhecimento entre os membros. “Ele é o espaço em que nos membros da comunidade temos para trocar experiências. É satisfatório saber que as casas legislativas de grande porte ajudam as de pequeno porte e o encontro é onde percebemos a dimensão real da comunidade”.

 

Hélio Teixeira que também é editor do Blog Chapa Branca, destinado à comunicação pública, e um dos criadores do Grupo Interlegis de Comunicação - Gicom, fala da necessidade da realização de um evento para a consolidação da comunidade.

 

“O Gicom nasceu dentro do Gitec, então ele ainda não possui uma massa pública grande, a realização do encontro seria essencial para fortificar o grupo”, concluiu Helio Teixeira.

Interlegis lança Geduc

O Grupo Técnico de Educação será lançado nesta quinta-feira (10)em videoconferência com as assembléias. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui

 

Será lançado nesta quinta-feira (10),   pelo programa Interlegis, o Grupo Técnico de Educação, com objetivo de propiciar uma troca de idéias e experiências e conhecimentos sobre as questões do setor.

O Geduc  foi criado e estruturado pelo Serviço de Capacitação Legislativa e contará, inicialmente, com a participação de representantes de todas as escolas do Legislativo, servidores do Interlegis e outros profissionais da área de educação.

Os participantes utilizarão o ambiente virtual do Saberes e terão acesso à Biblioteca Virtual, que conterá artigos, vídeos, textos.

 

Muitos eventos movimentam a semana no Interlegis

Semana agitada no Interlegis. Siga a programação de eventos entre os dias 14 e 18 de dezembro.


Vários eventos movimentarão a sede do Programa Interlegis semana de 14 a 18 de dezembro começa agitada no Interlegis. O principal evento é uma videoconferência direto de Copenhagem, da reunião dos presidentes mundiais no COP 15, Conferência das Partes da ONU, sobre mudanças climáticas que está acontecendo há mais de uma semana na capital dinamarquesa.

Entre os dias 14 e 17, acontece o treinamento de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação utilizando as melhores práticas, na sala de treinamento, de 10h às 12h. Também na segunda feira, dia 14 ocorrerá a 2ª Reunião Ordinária da Comissão de Jurista do Novo CPC, Código de Processo Civil, no mini auditório.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conanda, dias 15 e 16 promove a sua  a assembléia ordinária do Conanda,  no mini auditório.

E para fechar a semana, na sexta-feira (18) encontro com novos funcionários do Programa Interlegis, as boas vindas, na sala de treinamento.

Interlegis dá as boas vindas aos novos servidores

Os novos servidores e estagiários do Programa Interlegis receberam as boas vindas da diretoria, oportunidade quando conheceram mais detalhadamente o trabalho desenvolvido em cada setor


Os novos servidores e estagiários do Interlegis se reuniram  nesta quinta-feira (17) para conhecer um pouco do que é o Programa e suas metas para a fase dois. Foram recebidos pelo diretor executivo José Alexandre Girão Mota que falou sobre a estrutura da instituição que a seu ver é “o melhor lugar do Senado para se trabalhar”.

Logo após a professora Telma Venturelli , chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais falou sobre o primeiro Censo do Legislativo, os fatos e histórias e dados levantados.

Telma Venturelli apresentou também o que será o Interlegis II, como se desenvolverá o trabalho , principalmente o PML, Projeto de Modernização do Legislativo, uma das metas do programa para os próximos cinco anos.

Por sua vez, o professor Maurício Silva, chefe do Serviço de Capacitação Legislativa falou da importância do treinamento, do conhecimento que cada um deve ter do que é o Interlegis.

O diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento, José Dantas Filho falou um pouco do trabalho de sua área e se colocou à disposição para qualquer sugestão ou dúvida.

A intranet foi apresentada pela chefe do Serviço de Informação e Divulgação, Mônica Cocus, quando mostrou tudo que ela possui e as ferramentas externas que a intranet  disponibiliza.

Por fim o diretor da Subsecretaria de Relações Institucionais Robison Gonçalves fez um relato breve do trabalho que começa em 2010.

Ao final do professor Maurício Silva se colocou à disposição para receber sugestões, principalmente no que tange a treinamentos que forem necessários.

 

Mensagem de Boas Festas

Encerrando mais um ano juntos, deixamos aqui a nossa mensagem para a comunidade Interlegis


"Que o feliz Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que sempre vale a pena viver um próspero Ano Novo

São os votos da

equipe Interlegis

Ações do documento