Interlegis II traz novidades em seus produtos

Mudanças nos produtos do Programa Interlegis foram apresentadas durante o II Encontro Nacional do Gitec

Durante o II Encontro Nacional do Gitec, que aconteceu na sede do Programa Interlegis, foram apresentadas as mudanças implementadas no Portal Modelo, no SAAP, Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar e no SAPL, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, produtos disponibilizados às casas legislativas.

 

Segundo o especialista em Tecnologia da Informação Cláudio Morale, o Portal Modelo sofreu mudanças de cunho técnico. “O site passa a ter agora um instalador unificado, podendo ser instalado em qualquer versão do Linux, o que antes não acontecia. A partir de agora, o Portal Model tem as suas configurações em formato XML, que é  um linguagem padrão internacional de marcação estendida utilizada para facilitar o compartilhamento de dados entre os diferentes sistemas de informação.  A gestão dos conteúdos também passou por modificações sendo  agora, muito mais fácil ordenar conteúdos de pastas, bastando para isso, apenas clicar e arrastar  para o local desejado; e, também, o sistema de gestão de fluxo sde trabalho foi estendido a todas as áreas do Portal o que facilitará, por sua vez, a gestão de conteúdos” afirma.

 

O SAAP também passou por grandes melhorias internas e externas, que podem ser vistas pelo público. Segundo Morale, o sistema ficou muito mais prático e fácil de ser utilizado. “Além de passar por uma transformação visual, mais agradável  e moderna, o SAAP ficou com mais confiabilidade, usabilidade e suportabilidade, depois da  atualização dos produtos básicos nele realizada. Houve mudanças na configuração das  áreas de trabalho, como a criação e apresentação da agenda, cadastro de contatos, de documentação, emissão e distribuição automática de boletins eletrônicos aos usuários cadastrados; e maior facilidade para atuação da assessoria  na atualização das bases de dados do gabinete do parlamentar” , conta o especialista.

 

Sobre o SAPL, Claudio Morale disse que o sistema passou por uma pequena transformação, porém que faz toda a diferença. “Nessa versão 2.3, foi criado o módulo Sessão Plenária, onde por meio do qual será veiculada as informações de tudo daquilo que acontece no Plenário da Casa Legislativa. Nessa Sessão conterá dados  da Mesa que conduziu os trabalhos, dos oradores e discursos feitos, da lista de presenças, da Agenda da Sessão, da Ordem do Dia, das votações das matérias legislativas e do andamento dos expedientes. E, ainda, está prevista a integração do SAPL com o LEXML, que possui mecanismo versátil de consultas a bases de normas jurídicas oriundas das três esferas de Poder. Isso tudo visa prestar melhores serviços aos cidadãos, facilitar o acesso dele à informação, promovendo maior aproximação do Legislativo junto à população.” concluiu Morale.