Centro de Cultura e Intercâmbio da Assembléia de Goiás

O Centro de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás promove atividades culturais e educacionais para aproximar o jovem da política.
Centro de Cultura e Intercâmbio da Assembléia de Goiás

Quadro exposto no CCI


O Centro de Cultura e Intercâmbio - CCI - é um órgão da Secretaria de Comunicação da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, encarregado de promover atividades culturais e ampliar as relações do legislativo goiano com as diversas instâncias da sociedade. Ele tem como função, promove eventos como exposições artísticas, apresentações teatrais e musicais, exibições audiovisuais, festas populares, destinados a divulgar a cultura goiana, demonstrando a riqueza e a diversidade cultural e abrir espaço para o debate sobre as temáticas de maior interesse da sociedade brasileira.

Num intercâmbio cada vez mais profundo com as instituições escolares e universitárias, a Assembléia apóia e promove conferências, palestras, seminários e debates sobre temas científicos, sociais e políticos, tanto para propiciar aos deputados estaduais a informação científica atualizada para as tomadas de decisão legislativa, quanto para propiciar a divulgação científica produzida no Goiás.

A Coordenadoria de Cultura do CCI responsabiliza-se pela organização dos eventos culturais, musicais e artísticos da Assembléia, visando à criação de oportunidades para artistas e produtores culturais de Goiás. Já a Coordenadoria de Intercâmbio do CCI encarrega-se da articulação da Assembléia Legislativa com faculdades, universidades e centros de pesquisa, visando à parceria na promoção de eventos e atividades destinadas tanto à informação de Deputados, quanto para a aproximação da Casa com as instituições acadêmicas do Estado de Goiás.

Desde 2007, a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás dá posse a 41 “Deputados do Futuro”, alternadamente entre alunos de 5ª a 9ª séries do ensino fundamental e de 1º a 3º anos do segundo grau, eleitos por meio de um concurso de projetos de lei que abrange todas as escolas públicas e privadas do Estado de Goiás.

A Assembléia do Futuro destina-se a abrir espaço para a juventude goiana vivenciar a experiência legislativa, difundir a compreensão das funções de um Deputado Estadual e propor leis e medidas de aperfeiçoamento da legislação do Estado de Goiás. O autor do melhor Projeto de Lei torna-se, por mérito, o Presidente da Assembléia do Futuro, e os autores dos melhores Projetos, dentro de cada tema, ocupam as demais cadeiras da Mesa Diretora. O mandato dura um ano e a posse ocorre numa Sessão Solene da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.

A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás possui um rico acervo de obras dos mais renomados artistas plásticos, disponível tanto nas exposições do CCI, quanto nos gabinetes e salas da Assembléia. Estas obras podem ser vistas pela internet, na Galeria Virtual de Arte, juntamente com as informações sobre seus autores e históricos.