Evento marca início do Interlegis II

Acontece de 25 a 29 evento denominado missão de arranque que dá início às atividades do Interlegis II, entre representantes do BID e do Programa

Acontece de segunda a sexta (25 a 29) na sede do Interlegis, o evento que dá início às atividades do Interlegis II. A reunião de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID e diretores e técnicos da Secretária Especial do Interlegis.

O evento denominado missão de arranque se inicia na segunda-feira (25), no período da manhã com a apresentação do Programa original e da segunda fase: objetivo, metas e conceitualização.

À tarde, a reunião será para organizar a execução do projeto e natureza jurídica, revisar o novo Plano de Aquisições com base nos documentos originais, e discutir o novo plano de operações para os próximos 18 meses.

De terça a quinta-feira (26 a 28) haverá treinamentos e discussões sobre as aquisições e projetos.  Na sexta-feira (29) a equipe do BID e do Programa Interlegis se reúnem para elaborar a Ajuda Memória, documento que conterá os assuntos debatidos e ações desenvolvidas durante a semana.

 

O Interlegis II

O Programa Interlegis tem como objetivo apoiar o processo de integração e modernização do Poder Legislativo nas instâncias federal, estadual e municipal, e aumentar a participação dos cidadãos brasileiros no processo legislativo. Ele tinha a meta de equipar cerca de 2.500 casas legislativas, porém esse marco foi ultrapassado, hoje o Interlegis possui cerca de 4.300 câmaras aderidas e 3.544 com equipamentos doados pelo Programa.

Após cumprir os objetivos da primeira fase do projeto, o Interlegis passa para a sua segunda fase com desafios ainda maiores, como a consolidação da Rede Nacional Interlegis (RNI), modernização das casas legislativas, fortalecimento institucional do Interlegis, e por último, o fortalecimento da rede de parlamentares e cooperação de parlamentar internacional. O Interlegis II tem a duração prevista para dois anos.