Segundo dia da Missão de Arranque

No segundo dia da Missão de Arranque foram definidas as metas dentro do plano de aquisição para o Programa Interlegis II, nos próximos 18 meses

No segundo dia, nesta terça-feira (26), da Missão de Arranque os participantes continuaram abordando a temática da tarde de ontem, o Plano de aquisições para os próximos 18 meses. Foram definidas as prioridades, metas foram redirecionadas e houve a inclusão de informações complementares.

Esses ajustes foram sugeridos pelos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID. Segundo Pablo Valenti, especialista setorial do Banco na área de tecnologia da informação, “o mais importante é que saiamos daqui com um cronograma do tempo que levará cada aquisição ou contratação de serviços e o limite delas porque estabelecido isso o BID terá uma previsão do montante a ser transferido por mês para o Programa”, define Valenti.

Na oportunidade, o diretor executivo do Interlegis,  José Alexandre Girão Motta e Silva disse que “a Missão de Arranque tem direcionado nosso trabalho, fizemos cortes necessários, acrescentamos pontos prioritários, cada detalhe e tudo que será feito foi definido.”, ressalta  Alexandre Girão Motta.

Na parte da tarde, dois temas serão abordados pela especialista Mônica Merlo, do BID. Os procedimentos operacionais e financeiros do Banco e a parte de auditoria. Mônica destaca que é imprescindível a participação das pessoas envolvidas com as Áreas financeira e administrativa do Interlegis pois serão apresentados registros, contabilidade e termos de contrato.

Prioridades do Programa:

-  Revitalização da Rede de videoconferências;

-  Aquisição de Servidores de dados com solução de virtualização;

-  Contratação de Empresa para Consultoria Técnica especializada em prestação de serviços de capacitação nas modalidades a distância, presencial e semipresencial em todas as suas etapas;

- Ampliação de Capacidade de Produtos e Serviços disponibilizados pelo Interlegis – Desenvolvimento e atualização de sistemas

Tarde do segundo dia:

No período da tarde, a equipe do BID preparou um treinamento em temas financeiro dirigido à equipe do Interlegis. Nele foram discutidos a política e o compromisso do banco durante a execução da segunda fase do Programa.

Segundo a especialista do Banco, Mônica Merlo, esses seminários são procedimentos necessários exigidos pelo banco. “O objetivo da missão é apresentar  as política do BID na questão financeira, o controle interno, procedimento financeiro contábeis.  Faremos uma viagem por todas as cláusulas financeiras do contrato”, afirma.

Um dos principais assuntos apresentados foi a gestão financeira, exatamente normas do banco de como utilizar os recursos disponibilizados.  “É importante que o projeto tenha uma conta aberta no nome do Interlegis, para ter um controle interno financeiro juntamente com o Banco. Pedimos que o programa faça um controle de bens patrimoniais, de tudo que será comprado com o dinheiro disponibilizado pelo BID, como a compra dos equipamentos de videoconferência”, informa a especialista.

Segundo Mônica Merlo, a modalidade de desembolso é o tema mais relevante da reunião da tarde do segundo dia. “Para nós  é muito importante que todos os diretores do Interlegis não entendam somente o seu trabalho, mas também todo o processo financeiro”, concluiu.