Missão de Arranque define as ações para o Interlegis II
Do segundo ao quarto dia da Missão de Arranque, reunião dos especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, diretores e servidores do Interlegis os assuntos em pauta foram sendo aprofundados trazendo ao conhecimento de todos, mais detalhadamente, as normas estabelecidas pelo banco, no que tange à aquisição de equipamentos, nas questões financeiras e contratuais.
Uma questão que ficou bem definida que toda aquisição de equipamentos será feita através de pregão eletrônico o que já está acontecendo com a compra do sistema de videoconferência e servidores de rede para as assembléias.
Para os especialistas do BID foi importante estabelecer um cronograma para a aquisição ou contratação de serviços para que o banco tenha uma previsão do montante a ser transferido mensalmente.
Na questão de gestão financeira, os especialistas esclareceram que há necessidade de que se tenha uma conta aberta em nome do Interlegis para ter um controle interno junto ao banco e também um controle patrimonial de tudo que será adquirido com os recursos que serão disponibilizados.
Quanto à gestão financeira ainda ficou esclarecido que a política do BID sobre auditoria exige demonstrativos de recursos recebidos e desembolsados. Esses demonstrativos serão apresentados anualmente e serão auditados para avaliação da situação do programa, podendo, como afirmaram os representantes do banco, “verificar o uso adequado dos recursos e antecipar problemas de execução”. Com auditoria será possível reavaliar os objetivos do programa, definir modificações e realocar recursos.
Sobre o Plano de Aquisição do Programa Interlegis os representantes do BID sugeriram mudanças quanto às datas e adequação das formas das compras, a revisão dos valores das ações, discriminar e especificar cada serviço, tudo devendo ser feito através de pregão eletrônico.
No último dia, os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e diretores do Programa Interlegis assinaram o documento Ajuda Memória que reúne todas as ações estabelecidas e as decisões tomadas durante a Missão de Arranque.