Câmara Municipal de Capelinha inaugura sua Escola do Legislativo

Câmara Municipal de Capelinha/MG inaugura Escola do Legislativo e disponibiliza uma série de atividades em parceria com a Assembléia Legislativa do estado


A Câmara Municipal de Capelinha, no Vale de Jequitinhonha/MG inaugurou nesta quarta-feira (10), sua escola do legislativo. O evento, realizado em parceria com a Assembléia Legislativa, trouxe ao município de 40 mil habitantes cursos de práticas arquivísticas - dirigidos aos servidores e vereadores - painéis temáticos e, ainda, a exposição itinerante “Formação do Povo Mineiro” que pretende estimular a reflexão sobre os principais movimentos que influenciaram a constituição do estado. Participaram do evento alunos da rede pública de ensino médio, vereadores de municípios vizinhos e Secretários de Prefeituras.

 

O presidente da Câmara Municipal, Valdir Gomes dos Santos, ficou muito satisfeito com o evento e acredita que “todos só tem a ganhar com a escola do legislativo. A idéia é levar conhecimento e informação à população com cursos de capacitação, presenciais e a distância”, avalia o vereador.

 

- Agradeço ao presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, que tornou esse evento possível. E a todos que compareceram. Somos a terceira cidade mineira a receber essa exposição tão importante para conhecer nossa história e nossa formação. Quero que toda a população venha nos visitar, nossa Casa está aberta a todos”, ressalta Valdir Gomes.

 

Vários cursos e palestras serão oferecidos aos estudantes, professores, vereadores e servidores do município, a escola fará uma triagem dos conteúdos para realizá-los ainda nesse primeiro semestre.  Outro projeto da escola do legislativo para aproximar o público e a casa legislativa é o Câmara Jovem – Câmara Mirim, em que estudantes dos ensinos médio e fundamental vêm à câmara e representam os parlamentares em plenário, trazem problemas da sua comunidade, e criam um projeto de lei, de acordo com sua necessidade. Esse projeto será futuramente colocado em pauta pelos vereadores. A iniciativa educa e faz com que os cidadãos desde pequenos, conheçam e se sintam parte do processo democrático.