Municípios mineiros dão início ao projeto Parlamento Jovem

Câmaras Municipais de Viçosa e Divinópolis começam a realizar o projeto Parlamentos Jovens Municipais de Minas Gerais

Os municípios de Minas Gerais que participarão da primeira edição do projeto Parlamento Jovem (PJ) do estado em setembro, começam a realizar o Parlamento Jovem Municipal, requisito para a participação do encontro estadual. Dois dos 12 municípios participantes lança o projeto nesta semana.

Na terça-feira (16), a Câmara Municipal de Viçosa lança seu projeto com a participação de cerca de 50 alunos do ensino médio de duas escolas municipais e de sete estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que exerceram a função de monitores do projeto. Foram escolhidos estudantes de escolas públicas e particulares.  Segundo o professor Thiago Silame, do Departamento de Ciências Sociais da UFV, afirmou que com realidades socioeconômicas diferentes, os jovens terão oportunidade de trocar experiências e aprender a lidar com as diferenças. “A nossa expectativa é de que os dois grupos se complementem na discussão das propostas do PJ Municipal", relata o professor.

Já na quarta-feira (17), será lançado o Parlamento Jovem Municipal da Câmara de Divinópolis. O encontro terá a participação de cerca de 100 estudantes do ensino médio de escolas públicas do município. Além de quatro servidores e estagiários do Legislativo Municipal que atuarão como monitores do projeto, que serão responsáveis pela formação e orientação dos alunos do ensino médio e pela coordenação das atividades.

Para mais informações sobre o projeto Parlamento Jovem de Minas Gerais, acesse o site da Assembléia de Minas.