Equipe do Interlegis implanta projeto de modernização no legislativo jaguarense

A equipe do Interlegis iniciou nesta semana, o projeto de diagnóstico nos departamentos da Câmara Municipal de Jaguarão

A equipe do Senado Federal da Secretaria Especial do Interlegis, desde 1998 vem desenvolvendo projetos que objetivam integrar o Congresso Nacional, Assembléias e Câmara municipais, reunindo todas as Casas Legislativas em uma só comunidade e assim levar modernidade e dar condições para que cada uma delas pudesse desempenhar com eficiência e transparência as atividades administrativas.
Em um dos primeiros projetos do Interlegis, a Câmara Municipal de Jaguarão já teve sua participação no ano de 2001, recebendo um Kit de informática (microcomputador e impressora) e treinamentos para utilização de programas básicos que auxiliaram nos trabalhos, principalmente administrativos, como também integrar a rede nacional através do portal que inclui dados da Câmara, sua composição, endereços, além de informações de interesse de usuários da Internet.
Neste ano a equipe do Interlegis avança em mais um projeto - O Projeto de Modernização Legislativa, oferecido gratuitamente.
A Câmara Municipal de Jaguarão, tendo como presidente a Vereadora Thiara G.Oliveira, foi a primeira Câmara do Estado do RS a aderir este projeto que inclui um processo de atualização e fortalecimento para as atividades legislativas e institucionais e também servirá como cidade pólo para interligar as atividades com outros municípios da micro região.
A equipe do Interlegis e da Assembléia Legislativa do RS iniciou nesta semana, dia 27 de abril, após a assinatura de adesão ao projeto, o trabalho de diagnóstico nos departamentos da Casa Legislativa, abrangendo os setores de: atendimento, arquivo, comunicação, jurídico, administrativo e contábil, informatização e infra-estrutura e dos processos legislativos, envolvendo a participação dos funcionários e Vereadores.
Após, será feito um projeto de ação que terá a durabilidade de 5 anos especificando a reformulação e implantação de ferramentas que visam expandir, atender as necessidades identificadas e melhorar a qualidade estrutural e de funcionamento. Assim, a cada ano será elaborado um Plano de trabalho determinado as metas e a adesão das novas posturas e mudanças.
Este investimento que o Senado nos oferece através do financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), possibilitará desenvolver e ampliar cada vez mais o trabalho da Casa Legislativa em todos os setores, qualificando os trâmites institucionais, administrativos e processuais para que o principal beneficiado seja o nosso cidadão jaguarense.