Comissão do legislativo brasileiro visita o Parlamento Uruguaio

O diretor da Secretaria Especial do Interlegis, José Alexandre Girão Mota, fez parte da comissão do Congresso que visitou o Parlamento uruguaio e do Mercosul


O diretor da Secretaria Especial do Interlegis, José Alexandre Girão M. da Silva esteve em Montevidéu, juntamente com outros servidores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, representando o Congresso Nacional brasileiro, para participar de Encontro promovido pelo Parlamento Uruguaio em cooperação e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Organização dos Estados Americanos – OEA.
 
O Encontro que teve como tema “O impacto das Novas Tecnologias na Transformação e Modernização do Poder Legislativo”, reuniu países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai); e ainda, países associados como Chile e Equador. Estavam presentes, também, professores e especialistas da Espanha e dos Estados Unidos.
 
No primeiro dia os participantes assistiram à palestra que mostrou os objetivos do encontro e ainda tiveram atividades como os Grupos de Trabalho onde cada delegação, dividida por países, teve oportunidade de trocar experiências, discutir a situação atual de cada legislativo, seus avanços e desafios. Alexandre Girão e Júlio Rebelo apresentaram e demonstraram como utilizamos a videoconferência no Brasil com aparelhos interligados entre as 26 assembléias legislativas, as Câmaras Distrital e Federal e o Senado e os benefícios causados por essa transmissão, como interatividade e praticidade. No segundo dia, o Programa Interlegis foi tema da palestra ministrada por Girão.
 
Alexandre Girão foi recebido, também, por representantes do Mercosul. “Nossa visita foi agendada pelo Secretário da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul, Antônio Ferreira Costa Filho, eles estão interessados em utilizar nosso Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, programa que além de agilizar a tramitação de matérias legislativas, também permite que a população acompanhe o processo legislativo pela Internet”, comemora o diretor.
 
Alexandre informou que “em setembro acontecerá a capacitação e treinamento de técnicos da área de TI do Mercosul que virão até a Sede do Programa para conhecer de perto o SAPL. Isso possibilitará que operem e utilizem esse Sistema. Será muito bom ter essa cooperação e estar presente com nossos produtos no Mercosul”, concluiu.