Encontro Legislativo acontece pela primeira vez no Paraná

Evento de aperfeiçoamento do Interlegis conta com a participação de 20 Câmaras

O primeiro “Encontro Legislativo” do Interlegis acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27,sendo o primeiro evento do Programa que acontece naquele estado.

A abertura do evento teve a participação do diretor do Interlegis, José Alexandre Mota; pelo diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento, Robison Gonçalves;  pelo presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Toledo,  Renato Reimann; e contou com a participação de representantes da Prefeitura toledana e da Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná (ACAMOP).

“Quando chegamos a ocupar um cargo público é que nós percebemos a importância do Poder Legislativo e a complexidade da legislação. Para desenvolver um bom trabalho, é fundamental os vereadores e servidores estarem atualizados e sempre se aperfeiçoarem para executar da melhor maneira suas funções”, disse o presidente Renato Reimann. “E é para isto que estamos aqui. A Escola do Legislativo de Toledo, a única do estado no nível municipal, quer sempre contribuir no desenvolvimento da atividade legislativa da região”, completou.

 

Palestras

 

Na primeira palestra, o diretor do Interlegis, José Alexandre falou sobre a estrutura, os métodos de atuação e os objetivos do programa. José Alexandre elogiou a dinâmica do evento toledano. “O evento está excelente, tanto a estrutura oferecida quanto a participação. O que o Interlegis busca é isto, difundir conhecimento e ser útil, ajudando o Legislativo brasileiro a se modernizar”, comentou.

 

No segundo tema abordado no dia, o diretor Vicente Rayol salientou os princípios éticos que devem ser permeados na administração pública e abordou as dificuldades em se definir uma atitude como eticamente condenável, mas sem perspectiva de represálias legais, ou moralmente inaceitável e passível de punição.

  

O “Encontro Legislativo é reconhecido nacionalmente por aperfeiçoar e integrar os órgãos parlamentares do país e por apresentar a formatação do Interlegis II, nova fase de desenvolvimento do programa.

Cerca de 150 vereadores, assessores e servidores de 20 casas legislativas participaram do evento. Cascavel, Umuarama e Capitão Leônidas Marques são alguns dos municípios representados.

O evento prosseguiu nesta sexta-feira (27) com a palestra : O Poder Legislativo Municipal proferido pelo assessor da diretoria do Interlegis, Janary Nunes; e Instrumentos de Planejamento Municipal, pelo Assesso Técnico, Raimundo Nonato Corrêa de Araújo Júnior.