Tese de doutorado sobre Câmaras Municipais é tema do Pensando em Minas

Já estão abertas as inscrições para a próxima edição do Pensando em Minas, a ser realizada no dia 24 de agosto, às 19 horas, no Teatro da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30).


O expositor convidado é o coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Guilherme Wagner Ribeiro, que fará uma apresentação do seu trabalho final de doutoramento em Ciências Sociais (PUC Minas), abordando o tema "Informação, aprendizagem e inovação nas Câmaras Municipais Mineiras".

Na sua apresentação, Guilherme Ribeiro, discutirá sobre a importância dos instrumentos de comunicação e dos espaços de interação das casas legislativas, em especial das Câmaras Municipais mineiras. No seu trabalho de doutoramento, defendido no primeiro semestre de 2010, Guilherme Ribeiro parte da discussão sobre a crise da representação política e, em especial, do Parlamento, demonstrando os impasses para o desempenho de suas funções legislativa e fiscalizadora.

São investigadas, por fim, as inovações adotadas pelas câmaras municipais de Minas Gerais que contribuem para a produção e a circulação do conhecimento e da informação, destacando-se a adoção de atividades para estudantes e a criação de sites.

Para debater o tema com o professor Guilherme Wagner Ribeiro, foi convidada a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, que é doutoranda em Educação pela UFMG e mestre em Ensino de Ciências. O encontro será coordenado pela gerente de Relações Institucionais da ALMG, Daniela Santiago Mendes Menezes, mestre em Comunicação Social.

As inscrições poderão ser efetuadas até o próximo dia (18) quarta-feira, por meio dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet.

Também oferecido pela escola do legislativo, ocorrerá o curso de Formação Introdutória à Carreira do Servidor da Assembléia Legislativa (CFAL), destinado aos servidores recém-nomeados da ALMG, terá início no próximo dia 30 de agosto, com a disciplina "Estrutura e Funcionamento da Assembléia Legislativa de Minas Gerais". Os novos servidores serão previamente orientados sobre sua participação no curso e informados sobre o calendário das aulas e a programação do curso.A participação no curso é também um dos instrumentos de avaliação do primeiro semestre do estágio probatório dos novos servidores.

A estrutura do CFAL é composta de quatro disciplinas teóricas, oferecidas pela Escola do Legislativo, e uma disciplina prática, coordenada pela Diretoria de Recursos Humanos. Nessa disciplina, iniciada a partir da posse do servidor, as atividades são desenvolvidas no local de trabalho e acompanhadas por um monitor, que tem a atribuição de facilitar a integração do novo servidor à equipe, de orientá-lo a respeito das práticas e rotinas do setor, além de auxiliá-lo na preparação para o exercício qualificado das atribuições do seu cargo.