CÂMARA DOS DEPUTADOS - Câmara fortalece participação popular no processo legislativo

Objetivo é que a população opine sobre os diversos temas em discussão; o primeiro é reforma política. Veja na matéria da Agência Câmara de Notícias:


A Câmara vai inaugurar, no próximo dia 10, um programa que buscará fortalecer a participação popular no processo legislativo. O objetivo é consolidar as manifestações recebidas pela Casa – em seus diversos canais de interatividade – em documentos temáticos, que serão distribuídos aos deputados ligados a cada assunto e colocados para consulta na internet. A TV Câmara e a Rádio Câmara também vão promover, de maneira conjunta e ao vivo, um programa mensal de debates sobre esses temas com deputados, convidados e populares.

O primeiro programa será sobre a reforma politica em discussão na Casa e deverá contar com a participação do presidente da Comissão Especial  da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-AL), e com o relator do colegiado, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

“Queremos que a opinião e as sugestões da população cheguem à área legislativa de forma organizada e sistematizada”, explicou a coordenadora do projeto, Patricia Roedel, que também é diretora-adjunta de Comunicação da Câmara. “Hoje o deputado precisa ter uma postura proativa para acessar os instrumentos de participação popular que existem; nós queremos facilitar isso, fazer com que as propostas cheguem até ele”, acrescentou.

Entre os instrumentos de interação existentes, ela lista as redes sociais (Twitter, Facebook e Orkut), enquetes, chats, comentários de leitores nas notícias divulgadas pela Agência Câmara e a participação popular sob mediação dos deputados em audiências públicas.

A TV Câmara produz ainda dois programas com foco na opinião da população sobre temas em discussão na Câmara: Expressão Nacional e Participação Popular. As ligações feitas para o Disque-Câmara (0800 619 619) também serão incluídas no projeto.

Reportagem – Rodrigo Bittar