SENADO - Lançado o Programa de gestão por resultados

SENADO - Lançado o Programa de gestão por resultados

Cícero Lucena, 1º Secretário do Senado apresenta o Proresultados - 06/04/2011

Foi na Presidência da Casa, o lançamento do programa que pretende integrar as ações de todos os setores, no sentido da recionalização da gestão e consequente melhoria no atendimento geral

Confira matéria de Rodrigo Baptista, da Agência Senado.

Senado lança Programa de Gestão por Resultados 

A fim de integrar ações para aprimorar a gestão administrativa do Senado, reduzindo custos e aprimorando os serviços prestados à sociedade, aos senadores e ao público interno foi lançado na manhã desta quarta-feira (6), durante cerimônia realizada na sala de audiências da Presidência, o Programa de Gestão por Resultados do Senado (Proresultados-SF).

A iniciativa se insere no processo de modernização preconizado pelo presidente do Senado, José Sarney.

- Estamos mais uma vez inovando. O Senado não fica estacionado. Ele sempre busca se atualizar - disse Sarney, que destacou a parceria da 1ª Secretaria, da Diretoria Geral e da Secretaria Geral da Mesa para a implantação do programa.

Sarney ressaltou que o objetivo do Proresultados é estabelecer uma metodologia que gere parâmetros objetivos de avaliação do desempenho e resultados das unidades da Casa, de forma a tornar mais eficazes as atividades do Senado.

- Não interessa o aumento do número de processos despachados, mas a velocidade de conclusão dos mesmos - salientou.

A diretora-geral, Doris Marize, disse que além de estabelecer metas, o programa vai buscar integrar os diversos setores da instituição.

- Hoje, temos no Senado áreas que procuraram se modernizar de forma individual. O que falta, e é o grande desafio que nós temos, é criar uma visão sistêmica, é que as áreas se conheçam. Cada unidade dirá como vê o Senado e qual é a sua contribuição para os resultados da instituição - resumiu.

Ela explicou, após a solenidade, que serão realizados workshops a partir do dia 11 deste mês com os diretores. Após o treinamento, cada unidade administrativa terá 45 dias para criar seu plano de gestão.

Para o primeiro-secretário, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), a criação do Proresultados responde aos anseios da sociedade e se configura como um desafio para os senadores e servidores do Senado.

- Vamos fortalecer esta Casa. Valorizar aqueles que merecem ser valorizados - disse.

De acordo com a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, a modernização do Senado e o fortalecimento de seus processos administrativos permitirá maior economia de recursos e democratização do acesso às informações. Ela também ressaltou que o processo contribuirá para a atividade fim da instituição.

Também participaram do lançamento diversos diretores e servidores do Senado.

Proresultados

Com a implantação do programa - criado pelo Ato da Comissão Diretora 1/2011 - todas as unidades administrativas do Senado deverão apresentar, até 30 de outubro de cada ano, um plano de gestão e, a cada dois meses, um relatório sobre a execução desse plano.

A Diretoria Geral do Senado vai monitorar os resultados obtidos e utilizar os planos apresentados para racionalizar o atendimento às necessidades de cada área com relação a recursos humanos, materiais, financeiros e institucionais.