Projeto de implantação de Sistema de Monitoração de Rede e Emissão de Alertas para a RNI. Código: MONITORA
TERMO DE REFERÊNCIA
PRODUTO
1. Função no Projeto
Projeto de implantação de Sistema de Monitoração de Rede e Emissão de Alertas para a RNI. Código: MONITORA
2. Nosso Número
BRA/2009/001
3. Antecedentes
O Programa Interlegis foi criado para apoiar o processo de modernização do Poder Legislativo Brasileiro, em suas instâncias Federal, Estadual e Municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas, e promover a participação cidadã nos processos legislativos.
Busca fortalecer o poder legislativo por meio de duas ações principais:
a) Integração das Casas Legislativas nos níveis Municipal, Estadual e Federal (Comunidade Virtual Interlegis);
b) Modernização das Casas Legislativas (Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e Câmara Distrital).
O desenvolvimento dessas ações estratégicas foram propostas em duas fases:
Na primeira fase, da integração, foi implementada a Rede Nacional Interlegis (RNI) integrando as Unidades da Federação através de uma rede de vídeo-conferência, dados, e os municípios através da Internet, formando assim uma comunidade virtual (Comunidade Interlegis), aumentando o relacionamento, a informação e a comunicação social, intensificando a troca de experiências e a capacitação. Nesta fase, além da infra-estrutura disponibilizada, foram desenvolvidas aplicações, cursos de capacitação e criada uma vigorosa comunidade de prática “GITEC – Grupo Interlegis de Tecnologia”, para servir de base para a formação das demais comunidades especializadas, tais como: Representantes Interlegis; Usuários SAPL; Usuários SAAP; Usuários Portal Modelo; Usuários SAAL; Rádio; TV; Ensino à Distância; Ensino Presencial, etc.
A segunda fase, da modernização, será atingida por meio da transferência de tecnologia, informação, comunicação e capacitação dos parlamentares e funcionários, utilizando a experiência acumulada pela Comunidade Interlegis e os produtos gerados na fase anterior, tornando-os disponíveis para aplicação em todo o Poder Legislativo Brasileiro, independente de estrutura, tamanho e grau de organização da Casa Legislativa.
Em função da grande interação da Comunidade do Legislativo, parceira do Interlegis, uma grande quantidade de novas demandas foi identificada para o Portal Interlegis. Torna-se necessário implementá-las, para suprir as necessidades de comunicação institucional e interação com esta comunidade.
A não implementação dessas novas demandas podem colocar em risco a credibilidade do Interlegis, no sentido do suporte e do pronto atendimento às solicitações de nossos parceiros, com foco na qualidade e no perfeito e adequado funcionamento de nossos serviços.
4. Nº do resultado no PRODOC/PNUD
Atividade 2.2.2 Infra-estrutura tecnológica de suporte ao Poder Legislativo dimensionada.
5. Objetivo da contratação
ü Migrar o produto em uso na Rede Nacional Interlegis – NAGIOS -com interface texto para ambiente com interface gráfica.
ü Monitoramento de serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP, SSH, Telnet, etc).
ü Monitoramento de recursos dos servidores, host como CPU, memória, espaço em disco e carga de processos e controle de temperatura dos mesmos.
ü Criar definições da hierarquia da rede.
ü Criar notificações imediatas sobre problemas na rede e serviços, via e-mail e pager via sms em tempo real.
ü Gerar interface web com mapa da rede em 2D e 3D, relatórios, gráficos e históricos.
ü Gerar habilidades para definir tratadores de eventos para serem corrigidos durante os serviços ou eventos de host para resolução proativa de problemas.
6. Descrição das atividades
ü Migrar o produto em uso na Rede Nacional Interlegis – NAGIOS – de ambiente com interface texto para ambiente com interface gráfica.
ü Implantar o monitoramento de serviços de rede.
ü Implantar o monitoramento de servidores.
ü Criar e implantar a hierarquia de rede.
ü Criar e implantar o serviço de notificações de problemas de rede e em serviços.
ü Implantar interface web com mapa da rede em 2D e 3D, relatórios, gráficos e históricos.
ü Implantar habilidades para definir tratadores de eventos para serem corrigidos durante os serviços ou eventos de host para resolução proativa de problemas
ü Documentação completa do produto a ser disponibilizado para as Casas Legislativas – manuais de implantação e do usuário -.
7. Produtos Esperados
7.1 Análise do serviço existente na RNI e dimensionamento da solução a ser implantada.
7.2 Elaboração de proposta programa de trabalho a ser adotado com o menor impacto possível no serviço existente.
7.3 Definição básica da configuração do produto a ser utilizada, incluindo as facilidades a serem implantadas.
7.4 Implantação de um piloto completo em um servidor de dados que for disponibilizado para tal fim e realização de testes de adequação da solução à RNI assim como de performance.
7.5 Avaliação dos resultados dos testes realizados com o piloto e adequação do modelo utilizado para implantação definitiva na RNI.
7.6 Documentação completa da solução, já com as adequações realizadas em função dos testes realizados com o piloto.
7.7 Migração do serviço existente na RNI para a nova solução.
7.8 Operação assistida da nova solução com ajustes que se tornem necessários e que sejam identificados durante o período de operação assistida.
7.9 Treinamento do pessoal SSTIN/SEIT do Interlegis na manutenção, reconfiguração e operação da solução implantada.
7.10 Relatório completo de todo o trabalho realizado no Interlegis.
8. Qualificações Profissionais
8.1. Requisitos Obrigatórios
ü Curso Superior concluído na área de Tecnologia da Informação e similares.
ü Experiência comprovada em administração de em ambiente linux.
8.2. Requisitos Classificatórios
ü Experiência comprovada no ambiente NAGIOS.
ü Experiência comprovada em planejamento e implantação de ambiente NAGIOS com interface gráfica.
ü Experiência comprovada em ambiente GNU/Linux com distribuição Ubuntu.
ü Experiência comprovada em atendimento de 2º e 3º nível a usuários de infraestrutura de TI.
ü Experiência comprovada em implementação e administração de ambiente virtualizado (vmware).
ü Experiência comprovada em monitoramento de serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP, SSH, Telnet, etc).
ü Experiência comprovada em monitoramento de recursos dos servidores, host como CPU, memória, espaço em disco e carga de processos e controle de temperatura dos mesmos.
ü Experiência comprovada em planejamento e implantação de sistemas de notificações imediatas sobre problemas na rede e serviços, via e-mail e pager via sms em tempo real.
9. Supervisor
Fábio Kaiser Rauber – Analista de Informática Legislativa
10. Localidade do Trabalho
Esplanada dos Ministérios, Edifício Interlegis, Avenida N2, Anexo E do Senado Federal, CEP 70165-900 – Brasília-DF.
11. Vigência: Da assinatura do contrato até 31/12/2011.
12. Remuneração (produtos x Honorários)
Descrição do produto | % | Valor em Reais | Data (Semanas após o início do contrato) |
Análise do serviço existente na RNI e dimensionamento da solução a ser implantada. | 5,0% | R$ 3.300,00 | 2 |
Elaboração de proposta programa de trabalho a ser adotado com o menor impacto possível no serviço existente. | 10,0% | R$ 6.600,00 | 5 |
Definição básica da configuração do produto a ser utilizada, incluindo as facilidades a serem implantadas. | 15,0% | R$ 9.900,00 | 9 |
Implantação de um piloto completo em um servidor de dados que for disponibilizado para tal fim e realização de testes de adequação da solução à RNI assim como de performance. | 9,0% | R$ 5.940,00 | 12 |
Avaliação dos resultados dos testes realizados com o piloto e adequação do modelo utilizado para implantação definitiva na RNI. | 6,0% | R$ 3.960,00 | 14 |
Documentação completa da solução, já com as adequações realizadas em função dos testes realizados com o piloto. | 13,0% | R$ 8.580,00 | 19 |
Migração do serviço existente na RNI para a nova solução. | 15,0% | R$ 9.900,00 | 23 |
Operação assistida da nova solução com ajustes que se tornem necessários e que sejam identificados durante o período de operação assistida. | 8,0% | R$ 5.280,00 | 26 |
Treinamento do pessoal SSTIN/SEIT do Interlegis na manutenção, reconfiguração e operação da solução implantada. | 9,0% | R$ 5.940,00 | 29 |
Relatório completo de todo o trabalho realizado no Interlegis. | 10,0% | R$ 6.600,00 | 33 |
TOTAIS | 100,0% | R$ 66.000,00 | 33 |
Observações:
1 – Correrão por conta do contratado, caso não resida no Distrito Federal, todas as despesas com passagens e estadia em Brasília durante a vigência do contrato;
2 – Quando da realização de viagens a Casas Legislativas o Interlegis realizará o pagamento de passagens e diárias (conforme valores estabelecidos pelo Senado Federal);
3 – Quando da assinatura do contrato a duração das etapas poderá sofrer revisão de forma a assegurar que o término do contrato ocorrerá até 31.12.2011.
4 – De acordo com o desenvolvimento dos produtos o Supervisor, no interesse do Interlegis, poderá antecipar e/ou adiar a conclusão de qualquer dos produtos inclusive alterar a ordem de entrega dos mesmos, respeitado o prazo de vigência do contrato.
13. Valor total dos serviços: R$ 66.000,00
14. Linha Orçamentária
01.701 – National Professionals