MODERNIZAÇÃO - Assembleia do Maranhão realiza oficina em parceria com o Senado sobre Portal Modelo

Confira os detalhes do evento, que reuniu 16 municípios, na matéria de Ribamar Santana, da Agência Assembleia:

A Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, iniciou nesta terça-feira (5) a Oficina de Portal Modelo, dirigida às Câmaras Municipais, em parceria com o programa Interlegis do Senado Federal. A oficina está acontecendo no auditório da Escola do Legislativo, terá duração de três dias e visa capacitar servidores das casas legislativas municipais a construírem e manterem seus sites.

O diretor de Relações Institucionais e Coordenador da Escola do Legislativo, Ivan Sarney, disse que a oficina é a primeira ação da parceria estabelecida entre o Poder Legislativo Estadual e o Senado Federal, solicitada pelo presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, ao presidente do Senado, senador José Sarney. “O presidente Arnaldo Melo solicitou e o presidente do Senado está cumprindo o compromisso que foi firmado de se trabalhar em parceria para a modernização do Poder Legislativo em âmbito estadual e municipal”, esclareceu.

O Interlegis é um programa do Senado Federal desenvolvido em parceria com o Banco Mundial (BIRD) que desenvolve ações focadas nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação, Educação e Informação. “O Portal Modelo é um dos produtos elaborados pelo Interlegis e é disponibilizado por meio de um software livre, sem nenhum custo para a instituição interessada. Os participante sairão daqui com o site de sua instituição elaborado e implantado”, afirmou o analista de sistema e coordenador da equipe do Interlegis, Petrônio Carvalho.

Foram convidados a participar do curso 30 municípios, mas somente 16 enviaram representantes: Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Coelho Neto, Estreito, Humberto de Campos, Itapecuru-Mirim, Paço do Lumiar, Alto Parnaíba, Dom Pedro, Pinheiro, Porto Franco, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís.

Na abertura da oficina, o diretor de Administração e Recursos Humanos da Assembleia, Eraldo Marinelli, disse que a parceria estabelecida entre a o Poder Legislativo estadual e o Senado Federal era uma conjugação de esforços no sentido de proporcionar um funcionamento mais ágil e transparente do Poder Legislativo. “Esta é a primeira fase das ações previstas. A segunda será a realização de cursos a distância”, explicou.

O tesoureiro da Câmara Municipal de Estreito, Rogério Amorim, afirmou que a iniciativa da Assembleia de oferecer esta oficina era muito louvável. “O Poder Legislativo Municipal precisa desse tipo de apoio. É uma exigência da sociedade que sejamos transparentes. Custa caro elaborar e implantar um site. A iniciativa da Assembléia em parceria com o Senado Federal é de um valor inestimável”, observou.