CONGRESSO - Frente Parlamentar de Combate à Corrupção faz ato no Congresso Nacional

Amanhã também haverá atos para comemorar um ano da lei da ficha limpa. Veja mais detalhes na matéria da Agência Câmara de Notícias:

A Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção realiza hoje, no Salão Verde, manifestação pública com a distribuição de panfletos contendo um levantamento de proposições voltadas para o combate à corrupção que tramitam na Câmara e no Senado. Constarão do panfleto todas as propostas que estão à espera de votações pelas comissões temáticas das duas Casas Legislativas e pelos respectivos plenários.

Centenas de vassouras foram colocadas no gramado do Congresso. A intenção dos integrantes da frente é entregá-las aos parlamentares.

Os deputados e senadores que compõem a frente irão apelar aos líderes partidários e ao presidente da Câmara que incluam na Ordem do Dia do Plenário e das comissões as proposições que tratam deste tema.

A Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Francisco Praciano (PT-AM), conta com o apoio de várias entidades e movimentos que também combatem a corrupção no País, entre eles a Controladoria-Geral da União (CGU), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entre outras.

Para Francisco Praciano, “a corrupção, que nunca foi tão combatida como nos últimos anos, deve continuar a ser enfrentada sem tréguas, tanto pelos parlamentos quanto pelas instituições oficiais criadas para este fim, como: CGU, MP, tribunais de contas e os movimentos sociais”.

“A exemplo do que ocorreu no último dia 7 de setembro, o Brasil precisa de manifestações populares contra a degradação política e as práticas nocivas à democracia”, afirmou Praciano.

Um ano do “Ficha Limpa”

Parlamentares, ministros de Estado e outros convidados vão celebrar na quinta-feira (29) o primeiro aniversário do projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa. O vice-presidente da República, Michel Temer, que presidia a Casa à época da apresentação da proposta, também foi convidado. A comemoração ocorrerá no Salão Verde, mesmo local em que foram entregues as 1,6 milhão de assinaturas do projeto de iniciativa popular que deu origem ao projeto.

Crianças empunhando bandeirolas do Brasil, vindas de escolas que estão realizando trabalho sobre cidadania no processo eleitoral, se unirão às autoridades para cantar parabéns para o projeto Ficha Limpa.

Integrantes da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção pediram na última quarta-feira (21) a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) celeridade no julgamento das ações que questionam a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.

Da Redação/ MM